Receba atualizações por Email

O que é Fibromialgia?

A fibromialgia (síndromes de dor miofascial, fibromiosite) é um grupo de perturbações caracterizadas por dores muito incómodas e rigidez dos tecidos moles como os músculos, os tendões (que mantêm os músculos presos aos ossos) e os ligamentos (que mantêm os ossos unidos entre si).

A dor e a rigidez (fibromialgia) podem manifestar-se em todas as partes do corpo ou podem estar restringidas a certos pontos, como nas síndromes de dor miofascial. A fibromialgia em todo o corpo é mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Os homens são mais propensos a manifestar dor miofascial ou fibromialgia numa zona específica (como o ombro), provocada por um esforço muscular recreativo ou ocupacional. A fibromialgia não é um processo grave, mas a persistência dos sintomas pode interferir na vida diária de modo muito importante.

Causas

Embora se desconheça a causa, a fibromialgia pode ser desencadeada pelo stress físico ou mental, por uma posição inadequada ao dormir, por uma ferida, pela exposição à humidade e ao frio, por certas infecções e, por vezes, pela artrite reumatóide ou uma perturbação relacionada.

Uma variedade corrente, a síndrome de fibromialgia primária, costuma aparecer nas mulheres jovens saudáveis que sofrem de depressão, ansiedade ou tensão nervosa, muitas vezes juntamente com um sono irregular e não reparador (o sono não reparador não repõe as forças, deixando uma pessoa tão cansada, ou mais, que antes de dormir).

Esta síndrome pode apresentar-se em qualquer idade, inclusive na adolescência, afectando em geral os mais jovens. Nas pessoas de mais idade, a perturbação apresenta-se muitas vezes juntamente com uma artrite não associada à coluna vertebral.


Sintomas

Consistem em rigidez e dor, que costumam desenvolver-se de forma gradual. Na síndrome de fibromialgia primária, o sintoma é habitualmente a dor e na fibromialgia confinada a uma zona específica, esta pode ser mais súbita e aguda. Em ambas, a dor costuma piorar com o cansaço, o esforço ou a sobrecarga muscular.

Algumas zonas específicas podem doer ao serem pressionadas. Pode aparecer rigidez e espasmo muscular. Embora nenhum tecido fibroso ou muscular seja afectado, são especialmente propensos à dor os músculos do pescoço, dos ombros, do tórax, da zona lombar e das coxas.

Na síndrome de fibromialgia primária, a dor pode surgir em todo o corpo, inclusive com sintomas gerais como um sono não reparador, ansiedade, depressão, cansaço e a síndrome do cólon irritável.


Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da síndrome de fibromialgia baseia-se no tipo e localização da dor. Determina-se se a pressão provoca dor num ponto (pontos sensíveis), ou se a dor parece mover-se (irradiar) para outras zonas (pontos gatilho).

Habitualmente a terapia sem medicamentos é a mais eficaz e, reduzindo a tensão nervosa, consegue-se o alívio dos sintomas em alguns casos ligeiros. Geralmente obtêm-se bons resultados tanto com os exercícios de estiramento e condicionamento como com uma melhoria no sono e também com a aplicação de calor local e de massagens suaves, tal como evitando o frio.

Veja mais:
Fibromialgia - Estudo de Tratamento com Exercícios Aeróbios x Relaxamento, clique aqui!



Saiba mais:

Qual efeito de Anabolizantes para o Corpo?

Veja efeitos colaterais do uso de esteróides por jovem alemão, culturista físico:


Jovem de 21 anos usou durante algum tempo esteróides anabólicos sem dar a devida atenção aos riscos de efeitos colaterais.

Qualquer um, ao olhar essas imagens, deve se perguntar várias vezes antes de fazer uso de anabolizantes, quais os riscos e impactos para o organismo a curto e longo prazo.


O caso foi apresentado na revista especializada "The Lancet" pelos médicos do departamento de dermatologia da Universidade Heinrich-Heine, em Dusseldorf, na Alemanha, que atenderam o rapaz.

Doutores alemães ficaram chocados ao ver à extensão e profundidade das feridas ulcerosas no tórax e nas costas do jovem. Depois que a terapia anti-séptica e antibiótica curaram as feridas, as cicatrizes permanentes permanecerão, "The Lancet" informou.

  • Acne Esteróide-induzida

Peritos disseram que a acne esteróide-induzida, ocorre normalmente de forma mais moderada.

Anabolizantes foram proibidos por muitos órgãos esportivos, inclusive o Comitê Olímpico Internacional, devido ao perigo para saúde e o potencial para vantagem competitiva.

  • Efeitos colaterais conhecidos incluem dano potencial a órgãos principais do corpo, como o fígado e coração.

Dr Peter Arne Gerber, do Departamento de Dermatologia da Universidade de Heinrich-Heine em Düsseldorf, Alemanha, disse que quantias moderadas da droga, poderiam causar problemas grandes.

"Normalmente em pessoas que usam doses moderadas da droga, tem algum tipo de acne moderada mas em casos severos, pode ulcerar. As doses que este jovem usava, são doses utilizadas entre culturistas físicos."
Dr Gerber comentou que o jovem não deixou de fazer uso dos esteróides uma só vez desde quando os problemas de pele apareceram, porque estava mais preocupado em não perder a massa muscular.

  • Baixa de Espermatozóides

Ele parou eventualmente, mas o abuso de esteróide lhe causou uma baixa de espermatozóides.

"É questionável se poderá exercitar-se novamente --- ele pode não executar os exercícios devido as cicatrizes."


Jim McVeigh, da Liverpool John Moores University, comenta:

"Existem pesquisas documentando que alguns indivíduos podem experimentar acne severa.(...)"

Acrescentou que há falta de estudos que examinam os efeitos colaterais de abuso de esteróides e sugere que sejam feitas "pesquisas científicas robustas" para estabelecer os efeitos em usuários pesados.

Antes de cogitar a ideia de fazer uso de anabolizantes, pense, pesquise e pense novamente. No Brasil há carência de fiscalização em academias e os profissionais da área de Educação Física não têm habilitação para prescrever o uso dessas substâncias.

Ademais, cada organismo reage diferentemente a substâncias químicas e as sequelas poderão lhe acompanhar pelo resto da vida.

Tradução Livre!!!

Veja imagens aumentadas aqui.

Fonte:
BBC Londres

Veja mais:

- O que muda no corpo com treinamento? - What seedling in the body with training?
- Qual a função da Mitocôndria?
- Anabolismo x Catabolismo Celular
- O que é celulite ? Conceitos
- Consumo Energético e Emagrecimento - CALORIC EXPENSE OF THE PHYSICAL ACTIVITY
- Dor muscular após exercício - Muscular pain after exercise
- Dieta e Exercício são mais eficientes que remédio para Diabetes
- Como aumento a Bunda ( Glúteos )? - How do I increase the Buttocks (Gluteos)
- Função dos Lipídios ( Gordura ) no Corpo Humano
- Stress, Obesidade e Colesterol
- Abdominais x Gordura Localizada no Abdomen
- Tipos de Barriga

Qual a função do alogamento muscular?

O Alongamento é de suma importância na manutenção da saúde e vitalidade muscular.

Alguns estudos comprovam a interdependência entre as 3 "valências" físicas:

FORÇA - RESISTÊNCIA - FLEXIBILIDADE


Qual a importância prática do alongamento muscular?


Diminui a rigidez muscular característica que acentua com o aumento da idade. Isto pode ser percebido de manhã, quando o músculo tem maior resistência para se movimentar e logo após o alongamento ou aquecimento a rigidez decresce substancialmente. Isto se deve pela substância liquida intracelular denominada glicosaminoglicanas que ficam "duras" no repouso e tornam-se novamente liquidas com massagem, alongamento, banho quente etc..

Diminuindo a rigidez, o relaxamento muscular é favorecido. Por isso, quando perceber um incômodo muscular alongue-se imediatamente, (não espere à hora da ginástica) e verifique como a tensão e rigidez diminuem.

A tensão e rigidez geralmente ocorrem pela repetição das atividades do trabalho ou pela postura incorreta. A maneira de atingir o bem-estar corporal, se faz com boa postura e com alongamento.
O alongamento contribui para manter ou desenvolver a flexibilidade. Se você já apresentar flexibilidade suficiente basta manter-se pouco tempo em alongamento entre 15 e 30 segundos, mas se você for encurtado, isto é pouco flexível, deverá aumentar o tempo em alongamento para 60 segundos. Comece com pouco tempo no alongamento e gradualmente aumente-o, mantenha-se tranquilo e concentre-se na área que está recebendo o alongamento de maneira a perceber o relaxamento muscular.

Veja mais:

Como posso tratar artrite-artrose no joelho?

Série Perguntas & Respostas:

Primeiro busque um profissional médico que diagnostique exatamente qual é seu problema.

Posteriormente, pesquise sobre o assunto.

Veja, a osteoartrose é a forma de artrose mais comum em todo o mundo. É caracterizada por anormalidades na integridade da cartilagem articular e alterações no osso subjacente e nas margens da articulação. À doença sintomática nos joelhos ocorre em aproximadamente 6% dos adultos com mais de 30 anos (Pavelka, 2002).

Sua prevalência se correlaciona fortemente com a idade, sendo que de 30 a 80% dos indivíduos de 65 a 75 anos têm osteoartrose ou alguma evidência de osteoartrose em uma das articulações (Rovati, 1992; Vanucci, 2002), o que significa dizer, no mínimo, que cerca de 14,5 milhões de brasileiros padecem com esse mal.

A osteoartrose é quase uma conseqüência inevitável do processo de envelhecimento e está atrás apenas das doenças cardiovasculares na produção de incapacidade crônica grave.


Tipos de Artrose:

A osteoartrose pode ser dividida em duas grandes classes:

  • Primária ou Idiopática: apresenta manifestações clínicas em idade mais avançada e não tem causa aparente;
  • Secundária: tem início relativamente precoce e se associa a uma causa identificável como lesão traumática articular, anormalidades anatômicas, infecções,artrite pré-existente, neuropatias, anormalidades de desenvolvimento, alteração da matriz da cartilagem, alteração do osso subcondral e outras.

Pode ser classificado também segundo o número de articulações envolvidas. Assim temos as formas localizadas (mãos, pés, Joelhos, quadris, coluna) e generalizada ou poliarticular, quando afeta de forma simultânea três ou mais articulações (Magi, 7 997; Pipitone, 1 997; Reginster, 7 999).


O que acontece na articulação:

Durante o envelhecimento, várias alterações estruturais e bioquímicas ocorrem nos componentes da matriz cartilaginosa (proteoglicanos). Os glicosaminoglicanos são modificados qualitativamente, tendo a concentração do sulfato de queratan alterado e suas cadeias laterais mais curtos.

Essas alterações na estrutura da molécula de agrecano reduzem sua capacidade de reter moléculas de água, fazendo com que a cartilagem envelhecida tenho menos capacidade de hidratar-se e, portanto, menor resistência à compressão. Surgem então fissuras na cartilagem envelhecidas principalmente devidas os microfraturas na estrutura de colágeno. (Poole, 2202; Couchman, 2002)


Fatores de Risco:

Os fatores de risco para a osteoartrose podem estar relacionados a uma predisposição generalizada ao aparecimento da doença ou a um desequilíbrio biomecânico em uma articulação especifica. Assim temos como fatores de risco: hereditariedade, obesidade, hormônios (menopausa), outras doenças (gota, artrite reumatóide, etc) trauma, atividade profissional, deformidades articulares (genu varum e genu valgum).

Tratamentos:


  • Analgésicos para aliviar a dor
  • Cirurgia é recomendada somente em casos graves e severos. Os procedimentos cirúrgicos incluem troca de articulação por prótese, remoção de ossos e reparação da articulação ( raspagem e infiltração de substância que recompõe os condrócitos, que são células da cartilagem).
  • Exercícios que retirem o peso que o membro faz sobre a cartilagem patológica. Com a função de melhorar a qualidade do líquido sinovial, conseqüentemente, a nutrição da cartilagem melhorará. Exercícios na água são indicados.
  • É importante, não parar com a movimentação articular, para que a musculatura que exerce a sustentação esquelética não atrofie o que causará mais sobrecarga nas articulações.

Veja mais:

Multa para Obesos no Alabama - USA

A notícia é velha e o problema persiste!

Obesidade e Sedentarismo é problema de saúde pública.


Alabama multará funcionários públicos por obesidade

Eles terão um ano para entrar em forma antes que os custos do seguro de saúde passem a ser cobrados

O Estado norte-americano do Alabama, que está em terceiro lugar no ranking de obesidade do país, está fechando o cerco aos funcionários públicos que estão acima do peso.

O Estado deu aos seus 37.527 funcionários um ano para ficarem em forma - ou serão multados em US$ 25 (R$ 50) por mês pelo seguro de saúde que, caso contrário, é gratuito.

O Alabama vai ser o primeiro Estado a impor uma penalidade aos trabalhadores acima do peso, de maneira que se sintam obrigados a emagrecer. Diversos outros Estados dão recompensas por comportamentos saudáveis.

O Alabama já cobra de trabalhadores que fumam - e conseguiu um certo sucesso para fazê-los parar - e agora voltou sua atenção a um problema que atrapalha muitas pessoas no sul: a obesidade.

Se os exames de saúde constatarem problemas sérios de pressão, colesterol, glicose ou obesidade, os empregados terão um ano de médicos e programas de tratamento gratuitos para reverterem a situação.


Se eles mostrarem progresso, não serão cobrados. Caso contrário, começarão a pagar pelo seguro de saúde a partir de 2011.

Fonte: Estadão agosto de 2008

Veja mais:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP