Receba atualizações por Email

I - Dieta e Diabetes - Diet and Diabetes

Alimentação e Diabetes

A alimentação que se recomenda para as pessoas com diabetes deve incluir alimentos variados, em quantidades adequadas para alcançar e manter o peso corpóreo ideal, evitar o aumento de glicemia, do colesterol e de outras gorduras no sangue, além de prevenir complicações, contribuindo para o bem estar e a qualidade de vida.


Para atingir esses objetivos, é necessário consumir diariamente e na medida certa para cada pessoa:

- Alimentos Energéticos: Fontes de carboidratos complexos (pães, cereais, massas e raízes).

- Alimentos Reguladores: Fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras (verduras, legumes e frutas).

- Alimentos Construtores: Fontes de proteínas e cálcio (leite e derivados) e proteínas e ferro (carnes magras, ovos, feijões).


Uma boa dica para todas as pessoas é incluir, em cada refeição, alimentos dos três grupos. É importante que se diga que o plano alimentar atualmente recomendado às pessoas com diabetes, de forma geral, é o mesmo que orienta a alimentação de quem não tem diabetes.

Recomenda-se que as pessoas com diabetes evitem açúcares, doces, pães, farinhas e massas em excesso, bem como bebidas com açúcar ou alcoólicas. Entretanto, pessoas cujo diabetes esteja bem controlado, peso adequado, e seguem um tratamento intensivo e contagem de carboidratos, podem até usar pequenas quantidades de açúcares junto com refeições equilibradas.

Para tanto, é indispensável conversar com o nutricionista, que poderá orientar o planejamento alimentar com a contagem dos carboidratos e com o médico que irá prescrever o tipo e dosagem de insulina adequada, quando necessária.

Veja mais:
I - Dieta e Diabetes
II - Dúvidas mais comuns sobre alimentação e diabetes
III - Dúvidas mais comuns sobre alimentação e diabetes

Veja mais:

1 comentários:

Anônimo 3/01/2009  

Não será com pães, cereais e massas que a saúde de algum diabético poderá melhorar, pela simples razão que a diabetes é uma doença de intolerância a esses hidratos de carbono hiperglicémicos. Deixo-lhe uma sugestão de leitura: http://www.canibaisereis.com/2009/02/10/diabetes-e-hidratos-de-carbono/

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP