Receba atualizações por Email

Síndrome de Fibromialgia - Tratamento com exercícios

Tratamento com exercícios melhora a fibromialgia


Fonte: British Medical Journal (BMJ), 26/07/02


A prescrição de exercícios aeróbicos graduados funcionam como um tratamento efetivo, simples e barato para pessoas com fibromialgia (dor muscular crônica e sensibilidade nas juntas ainda inexplicáveis pela medicina ), de acordo com um estudo publicado nesta semana no British Medical Journal (BMJ)


Pesquisadores identificaram 132 pacientes com fibromialgia que foram atendidos em uma clínica de reumatologia entre janeiro de 1997 e junho de 1998.


Os pacientes foram, então, divididos aleatoriamente em aulas de exercícios aeróbicos e aulas de relaxamento, duas vezes por semana durante 12 semanas. As aulas foram desenvolvidas por personal trainers, sem experiência especial em exercitar pessoas doentes.


Comparadas às aulas de relaxamento, as aulas de exercícios fizeram com que os participantes significativamente se sentissem melhor em três meses. Os benefícios também foram mantidos ou melhorados um ano depois


Esses resultados mostram que um programa de três meses de exercícios aeróbicos graduados consiste em um tratamento efetivo que leva a melhorias no estado de saúde de pessoas com fibromialgia, dizem os autores.


Além disso, a prescrição de exercícios pode ser efetivamente realizada por personal trainers sem experiência anterior em exercitar indivíduos com problemas de saúde.


Entretanto, o cumprimento do tratamento de exercícios é um problema considerável, havendo altas taxas de desistência, dizem os autores.


Estratégias futuras para aumentar a eficácia dos exercícios, como uma intervenção, deveriam confrontar essa questão, concluem.


Saiba mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP