Receba atualizações por Email

Como Perder Gordura: Exercício Aeróbio x Anaeróbio

Diferença entre os exercícios aeróbios e anaeróbios

Aeróbio ou anaeróbio se relaciona a rota metabólica preferencial utilizada em determinados exercícios. Ou seja, qual a fonte, de onde seu organismo busca energia para a realização do exercício.

Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte.

No exercício aeróbio há o uso de oxigênio. O oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. Estimula a função dos sistemas cardio-vascular bem como o metabolismo.

Caracterizado por ser de longa duração, contínuo e de baixa ou moderada intensidade.


Exemplos de exercícios aeróbios:

  • Caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar.


Para perder de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos aceleraram o metabolismo”

O exercício anaeróbio utiliza uma fonte de energia que independe do uso do oxigênio, por isso o termo anaeróbio. Geralmente de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos com produção de ácido lático.

Exemplos de exercícios anaeróbios:
  • Os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso.
  • Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada anaeróbia.

"Skender et al. realizaram estudo longitudinal de dois anos e concluíram que indivíduos que perderam massa corporal somente com dieta obtiveram ganho de massa corporal maior depois de terminada intervenção, enquanto que indivíduos que realizaram somente exercícios físicos obtiveram menores perdas de massa corporal; entretanto, tiveram uma melhor manutenção da massa corporal adquirida"

Movimentos do nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.

Para perder gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, ambos aceleraram o metabolismo. O ideal é associar os dois tipos de exercícios a dieta alimentar. O exercício cumpre a função de acelerar o metabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.

A maior queima de gorduras ocorre durante o pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias após a sessão. Tanto o aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam "after burning". Mas este processo tem sua maior amplitude pós
sessões anaeróbias.

Para resultados duradouros, mescle exercícios Aeróbios e Anaeróbios

Fonte:
http://www.sono.org.br/publicacoes/



Saiba mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP