Receba atualizações por Email

Veja qual seu Biótipo?

Classificação dos biótipos corporais


Lá se vão meio século desde que a escola francesa de medicina promoveu uma classificação dos seres humanos de acordo com sua aparência morfológica em três biótipos: brevilíneo, normolíneo e longilíneo. 

Pelo estudo,  foram feitas relações entre alturas das pernas e altura de tronco.

Brevilíneo

A pessoa que apresenta um biótipo brevilíneo tem os braços curtos, pernas curtas e o tronco mais avantajado do que uma pessoa normolínea e mais ainda do que do tipo longilíneo. O brevilíneo é aquele que tem a distância entre o púbis e o pé, menor do que o púbis-vértice e tem braços e pernas menores que o tronco. 

Normolíneo/Mediolíneo
No biótipo normolíneo, a distância que vai do púbis até a sola do pé descalço é exatamente igual à distância que vai do púbis até a cabeça. 


Longílineo

Já no biótipo longilíneo encontramos uma distância púbis-pé maior do que o púbis-vértice. O brevilíneo pode ter uma estatura média normal. E pessoas baixas podem ter a proporção do corpo longilíneo, embora comumente o longilíneo alcance estatura final maior que o normolíneo e este maior que o brevilíneo. 

Por ter o tronco maior, o brevilíneo deverá ter um peso maior do que um normolíneo e muito mais que o longilíneo da mesma altura, porque é nesta parte do corpo que se concentram as grandes vísceras compactas como o coração, fígado, rins e o baço, que concentram grande quantidade de sangue e pesam mais. 

Aquele que tem estrutura óssea maior poderá ter peso maior do que o outro que apresentar menos massa óssea. O longilíneo tem os ombros mais estreitos, enquanto que o brevilíneo os tem mais largos.


Para efeito de caracterização do biótipo, são utilizadas a cintura bi-acromial e a cintura pélvica. A cintura bi-acromial é a distância entre os dois acrômios — encaixes dos ossos dos braços nos ombros. Já a cintura pélvica é a distância entre as duas espinhas ilíacas ântero-superiores, isto é, os pontos que você toca nos ossos dos quadris, abaixo da cintura, na parte anterior. 

Temos também outra terminologia:
(a) Mesomorfo, (b) Endomorfo, (c) Ectomorfo


Mulheres de quadril largo

Por desconhecimento do seu biótipo, diversas mulheres magras desejam o impossível: reduzir o quadril. Muitas vezes o quadril largo é osso! Frequentemente, o acúmulo de tecido adiposo naquela região é bagagem genética. 

Ao procurar saber como são as mulheres da sua família,  não raramente, a busca da figura ideal é baseada na artista de televisão ou na modelo capa de revista. Portanto, procure a felicidade admitindo-se como você é, com um quadril ligeiramente mais avantajado ou o tronco mais volumoso que o da sua amiga. Não entre em guerra com sua natureza, procure a beleza que há em você.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP