Receba atualizações por Email

Pesquisa - Ficar sentado aumenta risco de diabetes e doenças cardiovasculares

O especialista em modelagem preditiva (uso de estatísticas para fazer previsões) Jacob Veerman, da Universidade de Queensland, na Austrália analisou 12 mil pessoas para fazer um levantamento diabetes, obesidade e estilo de vida.
Perguntas sobre doenças na família, prática de exercícios físicos e hábitos cotidianos coletaram dados para uma conclusão assustadora: cada hora sentado, após 25 anos, reduz a expectativa de vida em 21 minutos, dez a menos que fumar um cigarro.
A posição estática que o individuo passa tantas horas diariamente aumenta os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares. Veja efeitos!
Adultos que passam seis horas por dia no sofá vendo TV ou no escritório em frente ao computador vivem quase cinco anos a menos que pessoas que não têm os mesmos hábitos.
A endocrinologista da Universidade de Leicester, Inglaterra, Emma Wilmot afirma que o corpo humano não foi feito para passar tanto tempo sentado. Um estudo conduzido por ela constatou que pessoas que passam mais de sete horas diárias sentadas têm aumento de 112% no risco de desenvolver diabetes, 147% no risco de doenças cardiovasculares e 49% no risco de morrer prematuramente mesmo que se exercitem regularmente.

O que os médicos ainda não sabem exatamente é por que uma atividade tão trivial quanto sentar seria prejudicial ao corpo.
Uma das possíveis explicações é a a ausência prolongada de contrações dos músculos esqueléticos, sobretudo nos músculos mais longos das pernas. "Quando o músculo não se contrai, ele consome menos energia. Essa energia se acumula no sangue na forma de açúcar, elevando o risco de diabetes e de outras doenças", explica Veerman em entrevista à Folha.
"Depois de meia hora sentado o corpo liga o 'modo repouso' e a taxa metabólica cai", explica João Eduardo Salles, diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes e professor da Santa Casa de São Paulo.
Ficar de pé evita essa queda pois os músculos permanecem rígidos, o que consome mais energia. "De pé a mudança de posição é mais frequente, a pessoa se movimenta involuntariamente", diz Salles.
Mas pense bem antes de aposentar as cadeiras de casa. Para Raquel Casarotto, professora de fisioterapia da USP, soluções como trabalhar em pé usando mesas altas não são vantajosas. "Quem trabalha de pé sente dores nas pernas. Aqueles que precisam digitar nessa posição, em estações de trabalho altas, sobrecarregam a coluna, os braços e o pescoço", explica. "O ideal é se movimentar. Se for para ficar parado é melhor sentar", conclui.
Já Antônio Chacra, endocrinologista e diretor do Centro de Diabetes da Unifesp, concorda com as conclusões das pesquisas, mas acha os números exagerados. "Essa contabilização exacerbada da saúde é coisa de médico americano. Fazendo isso você ganha quatro minutos de vida, fazendo aquilo perde dez. Reconheço que tem um papel didático, o paciente fica logo assustado, mas que é esquisito, isso é", opina.




Fonte: Folha de São Paulo

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP