Receba atualizações por Email

Diabetes: que exercícios devo fazer?

Série Perguntas & Respostas:

A atividade física e diabetes


Aptidão física pode ser considerada uma condição corporal na qual o indivíduo possui energia, vitalidade e as habilidades motoras suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas, isso sem excessiva fadiga.

Mas qual a maneira de praticá-los visando alcançar ou manter a saúde?

Atenção Diabéticos:

Açúcar em excesso circulando na corrente sanguínea é ``venenoso`` para todo organismo (células), assim como sua escassez. Por isso, no diabético, existe a necessidade de monitorar para evitar, durante a atividade física, estados de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), ou vice-versa, hiperglicemia e conseqüentemente entrar em estado de torpor ou até mesmo em coma diabético, menos grave e comum.

O monitoramento deverá ser inicialmente realizado antes, durante e pós atividade física. O horário de utilização de insulina lenta, rápida ou ultra- rápida, cabe à interação médico- educador físico, assim como dosagem, local de aplicação e horário de ingestão de carboidratos.

A prática da atividade física, acompanhada de dieta especificamente elaborada ao caso, faz reduzir este perfil. Consequentemente, há melhoria da saúde geral, redução da pressão arterial, melhora dos fatores sanguíneos, como: taxas de colesterol e açúcar.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DIABÉTICOS

A atividade física possui grande potencial no tratamento da diabetes, sendo:

• Conscientizar o diabético da importância da prática de exercícios e manter uma vida ativa para promover a saúde;

Reconhecer e saber avaliar os efeitos das diferentes atividades físicas sobre a glicemia sangüínea de acordo com variáveis como horário, tipo de exercício, volume, intensidade;

• Saber realizar ajustes alimentares e/ou medicamentosos para manutenção da homeostasia metabólica durante e após a prática física.

Tanto a falta quanto o excesso de exercício podem ser danosos ao organismo, especialmente em se tratando de pessoas com problemas metabólicos, como diabetes.

Lembre-se:

A diabetes pode ser evitada e controlada. Veja pesquisa! Na busca por saúde, procure sempre profissionais qualificados e competentes!


Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP