Como a sauna favorece a saúde?


Sauna, o calor na medida certa

Mil e uma indicações

O momento mais comum de se fazer uma sauna é após a prática de exercícios. Nada mais prazeroso do que sair cansado da malhação, tirar a roupa e se entregar à sauna. É relaxante, diminui a eletricidade do corpo, relaxa os músculos e alivia as dores musculares. O corpo na sauna, sob a atuação do calor, desintoxica, e faz a pele, através do suor, eliminar toxinas e sais.

Mas nada impede que você saia exausto do seu trabalho e vá até seu clube ou academia, somente para fazer sauna e tomar uma ducha revigorante. Em geral, a sauna a vapor é melhor do que a sauna seca, por desidratar em menores proporções.

De acordo com Dr. Mauricio Kurc, médico otorrinolaringologista dos Hospitais das Clínicas (HC) e Albert Einstein em SP, e com Pós-Doutorado no National Institutes of Healt – EUA, explica um aspecto interessante da sauna para as vias respiratórias:

“para a sinusite, por exemplo, o principal benefício é o umedecimento da mucosa nasal, com resultante fluidificação das secreções e uma possível melhora na drenagem (eliminação) das mesmas. Isso, aliás, ocorre em toda a via aérea, até traquéia, brônquios e alvéolos”.
Por outro lado Dr. Kurc alerta que
“deve-se ter cuidado com o superaquecimento da mucosa e conseqüentemente irritação e inflamação, resultando num efeito contrário, ou seja, obstrução nasal”.


Para a beleza, de acordo com a esteticista Samara Marques da Costa, “ela pode ajudar limpando profundamente a pele, por abrir os poros”.

Veja indicações e contra-indicações da prática da sauna.

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