HAS - Exercício e Contra indicações


Série Perguntas & Respostas:

Quais exercícios são indicados em casos de Hipertensão Arterial Sistêmica?

Bom, para cada tipo de exercício, fazemos determinado esforço de acordo com variáveis fisiológicas determinadas pela condição física de cada um e o grau de comprometimento dos vasos.

Ao realizarmos esforço com os braços acima da cabeça, o miocárdio (coração) deverá bombear sangue vencendo a força da gravidade ocasionando elevação nas pressões sistólica e diastólica.

É provável que a menor massa muscular e a árvore vascular dos braços ofereçam uma resitêcia maior ao fluxo sanguíneo que a maior massa muscular e a árvore vascular dos membros inferiores. ( Pernas ).

O fluxo sanguíneo para os braços durante o exercício exigiria, então pressão sistólica maior. É evidente que essa forma de exercício representa esforço cardiovascular maior, pois o trabalho do músculo cardíaco aumenta consideravelmente.

Para os indivíduos com disfunção cardiovascular, essas observações apóiam o uso dos exercícios que requerem grandes grupos musculares, como marcha, ciclismo, corrida, ao contrário dos exercícios nos quais participam músculos de pequeno volume, utilizar um martelo para pregar pregos numa posição alta, por exemplo.

Uma pesquisa avaliou 3 formas de exercícios com resistência (realizados com 25,50, 75, 100% da contração voluntária máxima): exercício isométrico tipo supino (bench press), exercício com peso livre tipo supino, exercício com resistência hidráulica tipo supino.

O estudo verificou que todas as formas de exercício aumentam a resposta cardiovascular e correspondente trabalho cardíaco. Além disso, o exercicio que utiliza um volume maior de fibras musculares e sobrecarga relativa mais intensa, produz uma resposta maior.

O resultado mostra que todas produzem elevações dramáticas na pressão arterial, até mesmo o isométrico que requer apenas 25% do esforço máximo. Essa sobrecarga aguda poderia ser prejudicial nos indivíduos portadores de doença cardíaca e vascular, especialmente aqueles que não foram treinados nessa forma de exercício. Para essas pessoas são desejáveis formas rítmicas de exercícios com esforço moderado.

Portanto, é indicado a hipertensos fazer exercícios sem peso extra, como:

- caminhada
- andar de bicicleta
- dançar
- alongamento

Ou seja, movimentos que façam uso de grandes grupos musculares, de forma constante, por determinado tempo, mas sem sobrecarregar o coração.


Veja mais:


0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP