Receba atualizações por Email

Tendinite - Associada ao uso de Celulares

Os avanços tecnológicos nos levaram a comunicação quase instantânea. Na velocidade com que nos comunicamos via celulares e smartphones acabamos por sobrecarregar por vezes, um único dedo, executando várias funções simultaneamente.

O que você faz quando recebe um email que exija retorno imediato via celular? Provavelmente na ânsia de agilizar a comunicação e processos da vida profissional, acaba por respondê-lo onde estiver imediatamente. 


As mensagens de texto, por comodidade e preço, tornaram-se o método preferencial de comunicação de boa parte da população, desde o adolescente com poucos créditos no celular que formata mensagens de texto no teclado alfanumérico aos executivos que respondem emails via smartphones.

Todos têm em comum um novo tipo de digitação e navegação, baseados no uso dos polegares.


Um estudo canadense recente, com 140 pessoas do meio universitário, mostrou que 84% apresentavam alguma dor e a mais comum foi a no polegar. O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes a chance de dor no polegar, quando comparado com usuários de celular sem  internet.

Mesmo com o uso das abreviações e com a subtração de letras das palavras, o ritmo frenético enfrentado pelo polegar é muitas vezes maior que aquele que a natureza o preparou para enfrentar.

Essa sobrecarga gera um tipo de lesão que vem sido reportada desde meados dos anos 2000. Termos como “texting tendinitis” têm sido reportadas principalmente em adolescentes digitadores compulsivos.


Como essas lesões acontecem?

O polegar tem vários movimentos. O movimento de flexão é realizado pela ação de um tendão forte, robusto, preparado para suportar até o peso do corpo de uma pessoa. O movimento de extensão, entretanto, é realizado por um tendão delgado cuja função primordial é posicionar o polegar momentaneamente para que ele possa apanhar um objeto.


Na vida moderna, para cada clique que o polegar realiza, segue-se um movimento de extensão, que, ao final de várias mensagens acaba por causar microlesões no delicado tendão extensor que, então se inflama. A própria articulação da base do polegar (chamada trapézio-metacarpal) também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular do polegar (em busca do 5ABC, ou do 9WXYZ), gerando um tipo de artrite (inflamação na articulação).

Felizmente, essas inflamações tendem a melhorar com o repouso, com o uso da bolsa de gelo e com medicamentos analgésicos.

Como evitá-las?

Além de evitar longos períodos digitando e fazer alongamentos periódicos, há algumas dicas úteis:


  • Faça o uso consciente dos teclados dos celulares,  é preciso comunicar-se  imediatamente ou é possível esperar até encontrar um teclado normal?
  •  Prefira dividir o trabalho entre as duas mãos ou apoie o celular. Evite navegar ou digitar com a mesma mão que segura o celular. 
  • Ative o sistema de “predição de texto”, “texto preditivo”, ou sistema similar que “adivinha” o que você está tentando escrever. 


Use a tecnologia, se possível, com moderação alternando períodos de esforço e descanso


REFERÊNCIAS

1- Williams IW, Kennedy BS. Texting tendinitis in a teenager. J Fam Pract. 2011
2 - Yoong JK. Mobile phones can be a pain–text messaging tenosynovitis. Hosp Med. 2005 


Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP