Obesidade Infantil - Filme Muito Além do Peso
"Provavelmente, um dos dados mais estarrecedores que a diretora e roteirista brasileira Estela Renner aponta em seu documentário sobre obesidade infantil, "Muito Além do Peso", é o consumo de refrigerantes por crianças com menos de um ano: 56% delas o fazem no país.
Estes não são os únicos pontos explorados pela diretora, que se vale de uma série de entrevistas em que especialistas, nacionais e internacionais, analisam em diferentes ângulos não apenas as consequências do sobrepeso infantil, mas também suas origens econômicas e sociais. Compara-se também o contexto brasileiro com o internacional, indicando claramente que a doença já se transformou em pandemia.
Na esteira dos problemas, não são poupadas as grandes empresas de alimentos e bebidas (todas as marcas são citadas nominalmente), acusadas de omitir informações do consumidor, manter perversas estratégias de propagandas endereçadas a crianças e serem irresponsáveis sobre os resultados de suas ações. Uma das fontes ouvidas afirma que essas empresas são como traficantes, que viciam as crianças para que sejam dependentes por toda a vida.
Apesar de se apropriar de algumas ideias já mencionadas em produções internacionais, como as usadas pelo chef e militante inglês Jamie Oliver - quando questiona crianças sobre a aparência dos legumes e frutas em "Jamie's Food Revolution" -, é no depoimento das crianças que o filme se afirma.
Ao se colocar também como personagem, Estela Renner acentua o esforço para ganhar a confiança daqueles que sofrem todos os estigmas por sua obesidade: crianças cujos exames médicos poderiam se confundir com o de idosos enfermos.
E elas mostram todo o prazer que sentem em beber refrigerantes, comer hambúrgueres, batatas fritas e bolachas - apenas um pacote delas equivale a devorar oito pães franceses - em uma vida sem exercícios físicos. "Temos apenas aula teórica de educação física na escola", uma delas chega a afirmar.
Pela severidade do problema, assertividade em sua edição e o didatismo de seu roteiro, o documentário poderia também ser muito útil em ações educativas. Afinal, como sustenta o filme, 33 % das crianças brasileiras são obesas, sendo que quatro de cada cinco delas deverão manter-se nessa condição até o fim de uma vida que tem tudo para ser, também, mais curta."
Fonte: Matéria Reuters ( Via Estadão )
Veja mais:
- O que comer antes e pós exercício físico?
 - Neurociência: Exercício faz bem ao Cérebro!
 - Porque exercício intenso emagrece!
 - Importância do Trânsito Intestinal para Saúde
 - Transtorno de Humor, Ansiedade, Depressão e Exercí...
 - Não faço corrida porque sou gordo ou sou gordo por...
 - Dieta - Você é o que Come - Veja pesquisa
 - Diabetes: que exercícios devo fazer?
 - Como treinamento faz perder mais calorias
 - Comida de Dieta pode provocar Obesidade Infantil
 - Síndrome de Fibromialgia - Tratamento com exercíc...
 - Esteróides anabólicos podem matar células cerebrai...
 - Quando consumir energéticos em exercício
 - Como posso tratar artrite-artrose no joelho?
 - Como faço para "aumentar as pernas"?
 - Malhação - Como escolher a Academia certa?
 - Dicas para manter a saúde dos Ossos
 - Como controlar a Diabetes com exercício?
 - Tratamento para celulite - Tem jeito sim!
 - Esporte - Qual o efeito do uso de álcool no corpo?...
 - Como a água favorece a recuperação articular?
 - HAS - Exercício e Contra indicações
 - Como a escada aumenta a expectativa de vida?
 - Barriga discreta pode indicar doença cardíaca
 - Como a sauna favorece a saúde?
 


0 comentários:
Postar um comentário