Receba atualizações por Email

O que é OBESIDADE?

A obesidade é provavelmente, um dos problemas de saúde mais comuns e sérios do Milênio. Ser obeso significa estar, no mínimo 20% acima do peso ideal, tomando-se por base os parâmetros de altura, idade e estrutura corporal. Associado a obesidade vem a Hipertenção Arterial, Problemas Vasculares, Distúrbios Hormonais...

Na antigüidade, a maioria da população vivia no campo onde era necessária a ingestão de grandes quantidade de alimentos altamente calóricos para que pudessem ter energia suficiente para poderem plantar, colher, etc.... Hoje, vivemos em cidades, trabalhamos em escritórios, nosso gasto energético é ínfimo, mas a cultura alimentar continua a mesma em calorias. Conseqüência: engordamos.

OBESIDADE É O RESULTADO DO SEU ESTILO DE VIDA!

Poucas pessoas são realmente "gordas e felizes". Como ser magro é muito valorizado em nossa cultura, as pessoas acima do peso normal com freqüência têm baixa-estima e são discriminadas no trabalho e na sociedade. É difícil para o gordo levar uma vida normal, pois a obesidade pode causar falhas na respiração, irritação na pele e dificuldades de movimentos.

Os adultos com excesso de peso enfrentam maior risco de morte prematura e de contrair doenças do coração, hipertensão, derrame cerebral, diabetes e certos tipos de câncer. Outras conseqüências são danos articulares, levando à osteoartrite e à incapacidade física --- círculo vicioso que causa restrição de movimentos e ganho de peso.

Superar a obesidade é difícil e pode ser frustrante. Ainda assim, jornais e revistas divulgam a constante busca por uma dieta rápida, segura e eficaz, não se detendo no que realmente funciona que é MUDANÇA DE PENSAMENTO e ESTILO DE VIDA MAIS ATIVO.

Estima-se neste exato momento, que metade das mulheres e ¼ dos homens estejam em regime de emagrecimento.

Se deseja se aprofundar no assunto, recomento um livro excelente:

Transtornos Alimentares e Obesidade: Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar


Veja causas da Obesidade

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP