Coluna - Lordose, Escoliose e Cifose


Curvaturas Anatômicas da Coluna

Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose são curvaturas normais da coluna.

A coluna funciona como uma "mola biodinâmica" onde quando todas as estruturas estão equilibradas o peso do nosso corpo e membros, são harmonicamente distribuídos, evitando assim sobrecarregar um lado mais do que o outro. Quando há desequilíbrios ocasionados por uso corporal inadequado, pode levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como a dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés.

Manter posturas erradas por tempo prolongado, pode acarretar alterações posturais funcionais oconsequantemente, enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos, causando alterações das curvaturas normais da coluna vertebral.

Hiper Lordose (Concavidade - Cervical e Lombar )

É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdomem protuberante são fatores de risco.
Característicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo ( tende a acentuar a lordose).

A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Hiper Cifose ( Convexidade - Sacral e Toráxica )

É definida como o aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose ( Desvio Lateral )
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou funcional. A progressão da curvatura para escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do seu ângulo durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior, podendo trazer sérios riscos futuros.



Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP