Receba atualizações por Email

Tratamento - Câncer de Mama, exercício aumenta Qualidade de Vida

A atividade física melhora a qualidade de vida para pacientes com câncer de mama e alivia atrofia muscular provocada pela doença e tratamentos.

Embora até agora se tinha destado os benefícios do exercício para a prevenção de determinados tipos de tumores, é a primeira vez que se destaca as vantagens para aliviar a fadiga crónica que afeta este grupo.

Estas conclusões foram retiradas de um trabalho da Universidade Europeia de Madri, em colaboração com o Gabinete Médico Deportivo del Ayuntamiento de Miranda de Ebro (Burgos) e foi premiado com o Prémio Nacional de Investigação em Medicina Desportos da Universidade de Oviedo.

Os autores da investigação, chefiada pelo Professor Alejandro Lucia, comparam o progresso de 16 mulheres sobreviventes de câncer de mama (40 a 60 anos) divididas em dois grupos: metade participaram de um programa de treinamento suave, 3 vezes por semana 90 minutos semanais, supervisionadas por um especialista, enquanto o restante manteve hábitos sedentários que caracterizam estes pacientes.

A combinação ao longo de oito semanas trabalho aeróbio (20 minutos de bicicleta suave) e da força, com várias séries de pesos livres para trabalhar todos os grupos musculares e aumentar a mobilidade das articulações, ajudaram a aliviar a fadiga crônica das oito mulheres, que melhoraram significativamente seu estado de saúde.


Após oito semanas, o grupo não só reduziu seus níveis de gordura corporal, mas as mulheres que experimentaram uma melhora significativa tanto na sua capacidade física e força muscular, especialmente sobre a qualidade de vida.

De fato, as 16 mulheres solicitaram continuar com o programa depois de concluído o estudo, como explicou ao «elmundosalud.com 'Fernando Herrero, o médico que supervisionou. "Elas estavam muito motivadas e haviam assimilado muito bem", diz ele, salientando as relações sociais e os sentimentos de camaradagem que surgiram no grupo. "Agora elas mesmas que pagam para fazer exercício físico, enquanto o município de Miranda continua a acompanhar gratuitamente para evitar o aparecimento das lesões."

Dr. Herrero refere que a experiência pode-se extender-se a outros grupos de mulheres, mas, entretanto, recomenda-se para pacientes que superaram a um câncer que "caminhem, passeiem com cachorro, subam escadas a pé, evitem andar de carro. .. "," Actividades "que não será tão abrangente quanto este programa, mas permitirá aliviar a sensação de fadiga.

Além disso, como se assinala a professora Lúcia, esses benefícios poderiam ser vistos desde a quimioterapia. "Nós estudamos sobreviventes de câncer de mama, porque é um grupo mais fácil, mas quanto pior está um paciente, tanto mais será beneficiado com o exercício, que é uma " droga saudável ".

Fonte: Tradução livre do original em elmundosalud.com

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP