Receba atualizações por Email

Função dos Lipídios ( Gordura ) no Corpo Humano

Lipídios

* São pouco hidrossolúveis;
* Os triacilgliceróis são a fonte de energia mais concentrada;
* Participam de muitas funções vitais ao organismo;
* Hormônios esteróides no corpo são sintetizados a partir do colesterol;


Propriedades Ergogênicas das Gorduras

  • Os lipídios são especialmente importantes como fonte energética devido ao limitado estoque de glicogênio, assim o consumo das gorduras como fonte energética retarda a exaustão, principalmente para atletas de endurance. O próprio treinamento aeróbico aumenta a capacidade que o corpo possui de oxidar e utilizar as gorduras como fonte energética.

Dentre as funções citadas acimas, elas são necessárias para a absorção das vitaminas solúveis em gordura, fornecem ácidos graxos essenciais, agem como isolante contra ambientes frios rigorosos, fornecem a matéria-prima para vários hormônios.

A maneira fácil de distinguir as formas de gordura na prática é pela forma: a gordura saturada é normalmente sólida e a insaturada é normalmente líquida em temperatura ambiente. Todos os alimentos, que contêm gordura, têm um pouco de saturada e de insaturada. A diferença está na concentração de cada tipo em cada alimento.

A gordura saturada é encontrada principalmente em produtos de origem animal, derivados do leite e em comidas processadas. Ela é responsável por elevar o colesterol do sangue ao aumentar os níveis do colesterol LDL (o tão falado "mau colesterol").

Os tipos de gordura fornecem a mesma quantidade de energia. São 9 calorias por cada grama de gordura. Em sua alimentação tente evitar a gordura saturada (ruim para saúde) e comer em moderação as insaturadas.

Segue um vídeo explicativo sobre gordura trans:


video

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP