Receba atualizações por Email

15 Dicas - Como gostar de fazer exercício e continuar?

Fazem 2 meses que não consegue retornar a academia?
Esteve doente, familiares em crise, horas extras de trabalho e trabalhos sem fim na faculdade?


Agora, a questão é: como é que começo de novo?


Tenha em mente 3 regras fundamentais para quem deseja continuar:


1 - Uma vez que conseguir tornar do exercício um HÁBITO, se tornará AUTOMÁTICO!
2 - Quando automatizamos, fazemos exercício sem esforço e com prazer.
3 - Não pise na balança nos 3 primeiros meses!


Aqui estão algumas dicas para quem se sente sem coragem de recomeçar, ou mesmo comerçar e voltar a ter qualidade de vida:


1. Crie o Hábito - A maneira mais fácil de manter é simplesmente não parar. Evite longas pausas no exercício ou reconstruir o hábito irá demorar algum tempo. Nas primeiras 4 semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa estabelecido: segunda, quarta e sexta, em tal horário, faça chuva ou faça sol. Depois de o hábito estar estabelecido, você pode flexibilizar - mas se flexibilizar muito cedo, aumenta muito o risco de abandonar a rotina.
Aqui cabe a regra dos grandes empreendedores de sucesso:

Se deseja criar um hábito ou mudar um comportamento, faça por 21 dias consecutivos a mesma ação. Ao final dos 21 dias, estará automatizado.


2. Crie Indicadores e Monitore - Woody Allen disse uma vez que, "Metade da vida está aparecendo." Você precisa acompanhar sua evolução. Pode ser: Tempo de Caminhada, Número de voltas, Número de repetições, Distância percorrida, Aumento de treinos por semana.
Crie um local que você veja todos os dias e registre. Pode ser atrás da porta do seu quarto, refrigerador, mural do quarto, agenda.

3. Comprometa-se consigo mesmo! - Faça um compromisso de ir todos os dias (mesmo que apenas por 20 minutos) por um mês. Isto irá solidificar o exercício do hábito. Ao fazer um compromisso nas primeiras semanas será mais difícil de desistir.

4. Fixe metas - Mas não as baseie no resultado (como perda de peso ou de ganho de massa muscular, por exemplo), e sim no processo em si: quantas vezes por semana praticar, quanto tempo correr, quantos quilômetros percorrer, quanto peso erguer, etc. Estabeleça recompensas para si próprio ao alcançar as metas. ( Comer um sorvete, Pizza 4 queijos... por ex. mas nem pense em folga! ). As metas estimulam a prosseguir, e você logo estará concorrendo contra si mesmo, de maneira positiva, para quebrar seus índices anteriores.

5. Cumpra o Calendário - Não escolha um horário onde o exercício irá facilmente ser retirado por algo mais importante. Logo após trabalho ou primeira hora da manhã muitas vezes são bons lugares para colocá-lo. Na hora do almoço seria muito fácil de pular por demandas do trabalho.

6. Convide um Amigo - Ao combinar de fazer exercícios com mais pessoas, a motivação aumenta, ocorre o apoio mútuo, e fica menos tedioso, especialmente no início. Mas escolha bem, caso contrário o tiro pode sair pela culatra!

7. Anotações Motivam - Uma pessoa que conheço, tem o hábito de desenhar um "X" vermelho nos dias que vai a academia. A vantagem é que rapidamente mostra quanto tempo ele tem sido firme consigo mesmo. Mantendo uma constante quantidade de X's em sua agenda ele se auto-motiva.

8. Tenha Prazer Fazendo Exercício - Depois de terminar o treino, pergunte-se o que gostou mais. Regra geral, se foque nos aspectos agradáveis do exercício e o resto fará parte. Concentrando-se no modo como você pode executar de forma mais agradável, pode ter certeza de que desejará manter ir a academia.

9. Crie um Ritual - Seu exercícios deve tornar-se uma rotina tão enraizada que ela se torna um ritual. Isto significa que a hora do dia, local ou o tênis, fazem você iniciar automaticamente levando-o a pegar a mochila e sair. Se os seus horários forem aleatórios, será mais difícil de beneficiar-se da dinâmica de um ritual. Porque a psiquê é também regida por " rituais " horários de funcionamento fisiológicos.



10. Aliviando o Stress - O que você faz quando está cansado? Provavelmente, não faz exercício. Mas exercício pode ser uma ótima maneira de aliviar o stress, liberando endorfina que irá melhorar seu humor. A próxima vez que você se sentir cansado ou estressado, tente fazer exercício que lhe deixe bem. Ao associar o alívio com exercício quando está estressado, fará recuperar o hábito mesmo após uma licença.


11. Hábitos Primeiro, Equipamentos Posteriormente - Equipamentos não criam o hábito de fazer exercício! Apesar disso, algumas pessoas ainda acreditam que a compra de esteira ergométrica, equipamento multi-estação compensarão a inatividade delas. Não vai. Construa o hábito de exercitar-se primeiro, depois você deveria se preocuparem comprar equipamentos e ter uma sala de home-fitness.

12. Identifique e Anule seu Ponto fraco - Se fugir do exercício ocorre com frequência, descubra por quê? Você não gosta de se exercitar? É falta de tempo? Se sente inibido na academia? É falta de experiência e de aptidão? Assim que você conseguir isolar sua fraqueza, poderá criar estratégias de resolver a situação.

13. Varie - Não desista de fazer exercícios só porque você não suporta a academia. Troque de academia, pratique um esporte, experimente algo ao ar livre, em equipe, com equipamentos… Há muitas opções.

14. Comece Devagar - Tentando correr quinze quilômetros nos primeiros dias, você não construirá um hábito. Trabalhe abaixo de sua capacidade nas primeiras semanas para desenvolver o condicionamento. Caso contrário você poderá se espantar com dores pós exercício sem a mínima necessidade.

15. Vá por Você Mesmo - Não tente impressionar o pessoal da academia ou seu professor. O esforço não pode justificar os resultados. Se você vai a academia para se motivar, ganhar energia e para aproveitar melhor o tempo, então continue indo mesmo quando os resultados parecem lentos.

Adaptado de: Lifehack

No próximo post, vamos explicar porque você não deve pisar na balança nos 3 primeiros meses.


Saiba mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP