Receba atualizações por Email

Água, Corpo Humano e Esporte

Funções da Água no Equilíbrio do Corpo durante o Esporte:

Água

* Equilíbrio Hídrico e Eletrolítico
A água e os eletrólitos do corpo devem permanecer constantes; a água pode minimizar ou maximizar o desempenho esperado por um atleta.

* Equilíbrio Hídrico em Repouso
Sob condições de repouso o conteúdo de água corporal é relativamente constante, pois nossa ingestão é igual ao nosso débito.

* Equilíbrio Hídrico Durante o Exercício
Perde-se muita água durante o exercício através do suor para evitar o superaquecimento. Quando essa “saída” de água é alta e a reposição insuficiente, instala-se o quadro de desidratação.

* Desidratação e Desempenho no Exercício
Podem comprometer de maneira acentuada o desempenho de endurance (longa distância) do atleta. Entretanto os efeitos da desidratação para eventos anaeróbios são menos dramáticos.

* Equilíbrio Eletrolítico Durante o Exercício
Além da água, muitos outros nutrientes,como minerais, são perdidos no exercício, alterando assim o íntimo equilíbrio existente entre água e eletrólitos.

* Reposição das Perdas Líquidas
A perda de água e de eletrólitos prejudica o corpo e o desempenho do atleta.O mecanismo da sede é responsável pelo “reclame” da falta de água no organismo.


A ingestão de água minimiza:

* A desidratação;
* Aumentos da temperatura corporal;
* Estresse cardiovascular.

Recomenda-se que a ingestão de água para cada hora de exercício, de média a moderada intensidade, deve fluir de 150 até 300 ml.


Hiponatremia - Cuidado com excessos!!!

- A reposição de líquidos é benéfica, contudo o seu excesso é prejudicial. A “diluição” em excesso dos eletrólitos (principalmente o Na) pode causar desorientação e convulsões, como demonstrado em dois atletas de ultramaratona na década de 80.

- Em casos de hiponatremia a concentração sérica de sódio que normalmente gira em torno de 140 mEq/l de sangue, cai para níveis de 120 até 118 mEq/l no caso desses ultramaratonistas.

Veja Mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP