Anabolismo x Catabolismo Celular

O entendimento da relação anabolismo X catabolismo é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular.

Primeiramente entenda, de forma simplificada, o que significa anabolismo e catabolismo.







Anabolismo:

  • são processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras. A síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.

Catabolismo:

  • são processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.

De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a "construção e o catabolismo é a destruição".


Principais fatores que favorecem o anabolismo:

  • Treinamento adequado visando hipertrofia, com alta intensidade e baixo volume;
  • Alimentação adequada ingerindo (1,8g X peso corporal) de proteína de origem animal por dia. Esta proteína devera ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha antes de dormir. Estes dois momentos são favoráveis para uma melhor síntese protéica;
  • A qualidade do sono é importante para que ocorra o anabolismo. O sono deverá ser durante a noite, tranqüilo e profundo.

Principais fatores que favorecem o catabolismo:

  • Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
  • Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar para ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
  • Sono inadequado ou insuficiente;
  • Ingestão de bebida alcoólica.

Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.

Anabolismo é a parte do metabolismo que se refere à complexação de substâncias em um organismo, ou seja, a partir de moléculas mais simples, são criadas moléculas mais complexas. O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo.

Esses processos não são espontâneos, já que há uma diminuição do caos das moléculas (variação da Energia livre de Gibbs positiva ou ΔG>0), logo é necessária energia para que essa complexação aconteça.

Em quase todas as vezes essa energia provém da quebra de ligações de compostos di e trifosfatados (os últimos principalmente), como ATP e GTP. Pode ser necessário tambem poder redutor, na forma de coenzimas transportadoras de elétrons, como NADH, NADPH e FADH2, como na biossíntese de ácidos graxos.

Nos humanos, o controle de processos anabólicos em escala celular são feitos principalmente por efetores alostéricos, assim como em células de outras espécies. Mas esse controle pode também ser feito por hormônios como a Insulina.

Exemplos de processos anabólicos:

  • Formação de proteínas a partir de aminoácidos.
  • Biossíntese de ácidos graxos.
  • Via de produção de bases nitrogenadas a partir dos esqueletos carbônicos de aminoácidos
Chama-se catabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria adquirida para fins de obtenção de energia.

Diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias. Parte sempre de moléculas grandes, que contêm quantidades importantes de energia (glicose, triglicerídeos, etc). Estas substâncias são transformadas de modo a que restem, no final, moléculas pequenas, pobres em energia (H2O, CO2, NH3), aproveitando o organismo a libertação de energia resultante deste processo. Essa energia normalmente é armazenada nas células em forma de compostos trifosfatados, como o ATP e o GTP. É o contrário de anabolismo.

Anabolismo - captação de energia.
Catabolismo - geração de energia.

Exemplos de vias catabólicas:

- Fermentação - Respiração celular - Respiração anaeróbia


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anabolismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catabolismo

Veja Mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP