Receba atualizações por Email

Qual a função do alogamento muscular?

O Alongamento é de suma importância na manutenção da saúde e vitalidade muscular.

Alguns estudos comprovam a interdependência entre as 3 "valências" físicas:

FORÇA - RESISTÊNCIA - FLEXIBILIDADE


Qual a importância prática do alongamento muscular?


Diminui a rigidez muscular característica que acentua com o aumento da idade. Isto pode ser percebido de manhã, quando o músculo tem maior resistência para se movimentar e logo após o alongamento ou aquecimento a rigidez decresce substancialmente. Isto se deve pela substância liquida intracelular denominada glicosaminoglicanas que ficam "duras" no repouso e tornam-se novamente liquidas com massagem, alongamento, banho quente etc..

Diminuindo a rigidez, o relaxamento muscular é favorecido. Por isso, quando perceber um incômodo muscular alongue-se imediatamente, (não espere à hora da ginástica) e verifique como a tensão e rigidez diminuem.

A tensão e rigidez geralmente ocorrem pela repetição das atividades do trabalho ou pela postura incorreta. A maneira de atingir o bem-estar corporal, se faz com boa postura e com alongamento.
O alongamento contribui para manter ou desenvolver a flexibilidade. Se você já apresentar flexibilidade suficiente basta manter-se pouco tempo em alongamento entre 15 e 30 segundos, mas se você for encurtado, isto é pouco flexível, deverá aumentar o tempo em alongamento para 60 segundos. Comece com pouco tempo no alongamento e gradualmente aumente-o, mantenha-se tranquilo e concentre-se na área que está recebendo o alongamento de maneira a perceber o relaxamento muscular.

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP