Receba atualizações por Email

Abdominais - Ame-os!

A função prioritária dos músculos abdominais vai muito além daquela estética barriguinha de "tanquinho". São os responsáveis pela sustentação da maior cavidade do corpo humano, onde se concentram os órgãos vitais.



Realizam um papel relevante na absorção e distribuição de forças e estabilização da coluna vertebral durante as atividades do cotidiano. Por exemplo, quando os músculos flexores e extensores do tronco são fortalecidos há um aumento na pressão intra-abdominal, a qual estabiliza e reduz o estresse aplicado a coluna. Como isso é possível? Pelo simples fato de manterem o intestino, fígado, estômago, bexiga e demais órgãos, o mais próximo da coluna vertebral - do nosso centro gravitacional.

Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente modificando o centro de gravidade corporal. Com conseqüente tensão na coluna torácica e lombar. Para ilustrar, na gravidez ocorre processo similar, porém mais intenso em termos de sobrecarga corporal.

Mantê-los fortalecidos é um dos fatores mais importantes na prevenção de dores nas costas, como por exemplo, lombalgias. Bem como dores ocasionadas por problemas de desestabilização pélvica, como são alguns casos de hiperlordose lombar.

Existem inúmeras formas e exercícios para fortalecer a parede abdominal. A relevância do exercício está em COMO você faz e não em QUANTOS abdominais executa em cada série.

Vai uma dica: toda vez que você fizer a contração dos abdominais, SOLTE O AR. Deixe que o ar saia livremente, sem bloquear a expiração. O movimento se dará de forma mais fluída, experimente.

Portanto, quer diminuir a tensão nas costas e manter sua coluna em dia? Faça abdominais variados!

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP