Receba atualizações por Email

O que é celulite ? Conceitos

Conceito de Celulite:

"a celulite, também chamada de lipodistrofia genóide, é uma alteração do tecido conjuntivo gorduroso caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas provocando uma compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos que dificulta a nutrição celular e favorece o acúmulo de toxinas celulares que deveria ser eliminado através dos vasos linfáticos".


Em linguagem Coloquial:

A celulite é uma doença causada pela falta de oxigênio das células de gordura.

O lipócito ( célula de gordura ) apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando uns dos outros, acabando por se unir, aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.

Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso abaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos.

Entre os lipócitos se encontram os vasos:

- Artérias que trazem o sangue, oxigênio e nutrientes
- Veias que transportam o sangue com CO2
- Vasos linfáticos que transportam os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo.

O número de lipócitos difere em pessoas com tendência à serem magras, ( menos lipócitos ) e em pessoas com tendência à obesidade ( mais lipócitos ).

No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não.

Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular profundo.


Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua.

Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa do acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.

O tecido gorduroso aumentado, comprime as veias e vasos linfáticos passando à existir então um edema (inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido, piorando o processo de celulite.


Nas mulheres a gordura se deposita em regiões como o quadril, alterando a parede das microveias, piorando as condições circulatórias e agravando a celulite em um ciclo vicioso que agora se inicia, e se não tratado tende à perpetuar.


Veja Também:
Estágios de Celulite

Forma de tratar

Veja Mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP