Receba atualizações por Email

As células do Corpo tem Memória?

Mesmo havendo controvérsias sobre o tema, o pesquisador Paul Pearsall refere que sim.

Em uma ótima entrevista à Revista Planeta, o Dr. Paul Pearsall nos fala que as células têm memória e que o coração carrega um código energético especial, que nos conecta com os demais seres humanos e com o mundo à nossa volta.

De certa maneira, sua teoria explica por que muitos transplantados passam a manifestar traços da personalidade do doador.

Segundo Pearsall,

"o fato de que as células têm memória é uma lei básica da natureza. Mesmo os mais simples organismos unicelulares lembram como se movimentar, encontrar alimento, fazer sexo e evitar os predadores. Os cientistas chamam isso de memória da função, mas, se uma célula pode lembrar, é bem provável que muitas células juntas poderiam ter memórias mais complexas e elaboradas. As células do coração são as únicas células rítmicas. Elas pulsam mesmo quando estão fora do corpo, e quando colocadas próximas a outras células do coração, se comunicam entre si e entram juntas numa batida rítmica.


As células do coração retiradas por biópsia de um paciente e colocadas num prato de laboratório vibraram mais rápido quando seu doador estava sendo testado numa esteira ergométrica, num aposento no fim do corredor, bem distante do lugar onde suas células estavam sendo observadas. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, transferiram as memórias de vermes. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia mostraram que um único elétron podia alterar as memórias de nossos genes. Existem dezenas de fascinantes descobertas em pesquisas que indicam o princípio de que estamos ligados de uma maneira que ainda não entendemos."


Na área da atividade física, fazendo uso de analogia, sabemos que o hábito ( condicionamento físico ) é capaz de alterar as rotas metabólicas de acordo com o estilo de cada um.

Portanto, podemos também dizer que o sistema orgânico como um todo, tem memória. No entanto, não há quadro, situação que não possa ser modificada. Tudo dependerá das escolhas.

Fonte: Paul Pearsall - Memória das Células (Ed. Mercuryo)
Foto: Barry Blackman

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP