Receba atualizações por Email

Dor muscular após exercício - Muscular pain after exercise

Dor é sinal de excessos --- lesões --- que podem ser de maior ou menor intensidade.


É incorreto dizer que o exercício foi eficiente por termos acordado no dia seguinte completamente doloridos.



Abaixo seguem algumas possíveis e mais prováveis causas da dor pós exercício:




  • Inflamação:
A atividade física promove um forte atrito entre as fibras musculares e em resposta à agressão, o corpo produz substâncias vasodilatadoras que estimulam as terminações nervosas. O resultado é a dor.

As ações de estiramento alteram a permeabilidade da membrana celular rompendo as proteínas estruturais dentro das fibras, do tecido conjuntivo e do sarcolema trazendo como conseqüência o desequilíbrio da função dos íons de cálcio. Abrem-se assim, portas para a presença de microrganismos causadores da inflamação. O organismo tentando se proteger libera substâncias vasodilatadoras estimulando as terminações nervosas geradoras da dor.

  • Microrupturas:
Submetidos ao esforço, os músculos ainda sofrem um estiramento. Isso leva ao rompimento das proteínas, que formam as fibras musculares. Surgem, então, lesões microscópicas que também provocam a sensação dolorosa.

  • Fadiga:
Durante os exercícios as fibras consomem energia e se abastecem de carboidratos e gorduras, mas é preciso metabolisar e disponibilizar em substâncias as quais as células consomem. No entanto, esse processo metabólico, como subproduto, gera acúmulo de lactato a nível muscular. O acúmulo de lactato é sentido em algumas fases da atividade, causando uma sensação de " endurecimento e cansaço " ( fadiga muscular ) do membro em ação. Geralmente ocorre em iniciantes e/ou toda vez que se aumenta a intensidade do esforço.

Porém, a fadiga muscular, a sensação de endurecimento, desaparece após o esforço.

  • Regeneração:
Para regenerar as fibras entram em cena os aminoácidos, que recompõem as proteínas actina e miosina, sempre associado ao repouso. A proteção de danos maiores e futuras ações similares é feita com a presença de proteínas de estresse que também são estimuladas iniciando a regeneração tecidual. Aí mora o segredo! Esse mecanismo protetor é transitório e seu efeito termina se o treinamento não tiver uma seqüência.


Desaconselhamos:
- Acrescentar carga ou aumentar a intensidade sem critério mensurável, talvez você terá resultado contrário ao esperado. Em determinados casos, podendo até regredir no condicionamento.

Veja Mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP