Receba atualizações por Email

Células - Como se Produz o Suor?

Como o suor é produzido ( por Craig C. Freudenrich)

Suar é como nosso corpo elimina o excesso de calor que é produzido pelo metabolismo ou pelo trabalho muscular.


A quantidade de suor produzida depende de nosso estado emocional, temperatura ambiente e do tipo de atividade física.

Quando a glândula sudorípara é estimulada, as células secretam um fluido (secreção primária) similar ao plasma, ou seja, basicamente composto de água, altas concentrações de cloreto de sódio e baixa concentração de potássio, mas sem as proteínas e ácidos graxos geralmente encontrados no plasma.

Esse fluido surge nos espaços entre as células (espaços intersticiais) que o recebem dos vasos sangüíneos (capilares) da derme. O fluido se desloca da porção espiralada e sobe através do duto reto (figura 2). O que acontece no duto reto depende da taxa ou fluxo de produção de suor.

esquema da movimentação dos íons e da água na produção do suor


  • Baixa produção de suor (descanso, temperatura amena): as células no duto reto absorvem a maior parte do sódio e cloro presentes no fluido. Isso acontece porque há tempo suficiente para a reabsorção. Além disso, a água é reabsorvida osmoticamente. Assim, pouco suor chega ao lado externo, sendo sua composição significativamente diferente da secreção primária. Não há tanto sódio e cloreto, e há mais potássio.http://personalrs.com

  • Alta produção de suor (exercício físico, alta temperatura): as células, na parte reta do duto, não têm tempo hábil para reabsorver todo o sódio e cloreto da secreção primária. Assim, grande parte do suor chega à superfície da pele e sua composição é quase a mesma da secreção primária. As concentrações de sódio e cloreto são aproximadamente a metade e a de potássio é cerca de 20% maior.

Da mesma maneira o suor é produzido nas glândulas sudoríparas apócrinas. No entanto, o suor proveniente das glândulas apócrinas contém proteínas e ácidos graxos que dão a ele um aspecto mais espesso e uma coloração leitosa ou amarelada.

É por isso que as manchas que aparecem nas roupas (região das axilas) são amareladas, pois o suor em si não possui cor.

Quando as bactérias e os pêlos da pele metabolizam as proteínas e os ácidos graxos, eles produzem um odor desagradável. É por isso que os desodorantes e antitranspirantes são aplicados sob as axilas e não no corpo todo.

O volume máximo de suor que uma pessoa que não vive em um clima quente pode produzir é cerca de 1l por hora. Incrivelmente, se você se mudar para um clima quente como o da região Nordeste ou a Amazônia, sua capacidade de produzir suor aumentará para cerca de 2 a 3 litros por hora em aproximadamente seis semanas! Essa é a quantidade máxima que você pode produzir.

Fonte: adaptado de www.hsw.uol.com.br

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP