Receba atualizações por Email

Qual a diferença - Corrida na Academia X Natureza ?


Não se pode afirmar que Academia é melhor que se exercitar na Natureza ou vice-versa.

A resposta dessa questão, está na sua condição física atual, suas motivações... uma série de variáveis a analisar antes de escolher.

Tomando como exemplo a Corrida

Esteira X Rua:

O grande diferencial é a redução na esteira em até 20% do peso corporal.
No parque, o esforço poderá ser minimizado quando melhoramos a biomecânica do movimento e as resistências naturais: atrito do solo ( areia, grama, asfalto ), a passada transferindo o esforço das pernas para o vôo mantendo, o vento que varia em intensidade e direção. Isso sem contar com o tempo, temperatura e umidade relativa do ar. Mesmo assim, estima-se que o impacto no asfalto seja 2x e meia o peso corporal.

A vantagem principal na esteira é o controle total do treinamento. Tem-se controle direto dos indicadores freqüência cardíaca, pressão arterial, velocidade, passada e mecânica do movimento.

O aumento rápido da temperatura corporal por inexistência da ação do vento na academia, favorece a desidratação, assim como o aumento da freqüência cardíaca. Sendo resolvido com ventilador frontal.

A freqüência cardíaca pode ser maior ou menor na esteira, mas é difícil estabelecer um percentual comparativo com a corrida na rua. Inexistem estudos fidedignos nessa área e as variáveis são muitas.

O componente stress metal que acomete alguns praticantes de academia, talvez seja reduzido pela contato com a natureza, sol e paisagens que a atividade ao ar livre favorece.

Ao correr na calçada ou na pista, o impacto articular é maior, no entanto estudos recentes indicam certo grau de impacto sendo benéfico ao combate a osteoporose. O imapcto estimula a absorção do cálcio pelos ossos. Cuide com terrenos irregulares, que favorecem desequilíbrios anatômicos que poderão resultar em lesôes.

Indicação para Iniciantes:

Para quem é iniciante, talvez seja interessante começar na academia até automatizar os movimentos certos e depois partir para corrida ao ar livre.


Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP