Receba atualizações por Email

Menopausa - Como aumentar o metabolismo na perda de peso?


A maioria das mulheres ganham peso com a idade, mas não é inevitável.

Como você pode minimizar o aumento de peso após a menopausa? Acelerar o seu nível de atividade e desfrutar de uma dieta saudável.


Às vezes durante os 40 ou 50 anos (geralmente coincidindo com a transição da menopausa) pode-se notar que manter o seu peso habitual torna-se mais difícil. O ganho de peso após a menopausa parece ser mais difícil de perder, e as centímetros tendem a acumular-se em torno de seu abdômen, ao invés de seus quadris e coxas.

Para a maioria das mulheres, o aumento de peso se verifica durante a perimenopausa ( o ano que antecede a menopausa). Em média, as mulheres ganham cerca de um quilo por ano, durante este tempo.

Causas de ganho de peso após a menopausa


Alterações dos níveis hormonais associadas com a menopausa não são necessariamente a causa de ganho de peso. Envelhecimento e estilo de vida são fatores que desempenham um papel importante na sua mudança de composição corporal, incluindo:

  • Menos Exercício - Na menopausa as mulheres tendem a exercer menos esforço físico, o que pode levar ao ganho de peso.
  • Comer mais. Comer mais significa que você ingere mais calorias, que são convertidos em gordura se você não queimá-las como forma de energia pelo esforço físico.
  • Queima menos calorias. O número de calorias que você precisa para para manter seu corpo ativo diminui à medida que envelhecemos. Músculo queima mais calorias do que outros tecidos. Quando a sua composição corporal desloca-se para mais gordura e menos músculos, seu metabolismo desacelera.

Fatores genéticos podem desempenhar um papel no ganho de peso também. Se os seus pais e outros parentes próximos acumulam peso extra em torno do abdômen, você pode estar predisposto a fazê-lo, também.

O ganho de peso também pode ter implicações sérias para a saúde. Excesso de peso aumenta o risco de colesterol elevado, pressão arterial alta e resistência à insulina, o que pode levar ao diabetes tipo 2. Estes fatores também colocar você em maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
Há também indícios de que o aumento de peso após a menopausa aumenta o risco de câncer de mama.

Mulheres que aumentam o peso superior a 20 quilos após a menopausa, elevam o risco de câncer de mama por quase 20 por cento. Por outro lado, a perda de peso após a menopausa pode reduzí-lo.


O que você pode fazer para se prevenir ou reverter o aumento de peso


Não há fórmula mágica para evitar ganho de peso quando no envelhecimento. As estratégias para manter um peso saudável em qualquer idade continuam a ser os mesmos:

  • Alimentação Equilibrada
  • Manter-se o mais ativo possível

A abordagem mais eficaz para inverter o aumento de peso após a menopausa inclui uma combinação dos seguintes elementos:


  • Aumente a sua atividade física. Exercício aeróbio estimula o metabolismo e ajuda você a queimar gordura. Exercícios com pesos, aumentam a massa muscular, melhorar o seu metabolismo e fortalecendo os ossos
  • Você pode tornar-se mais ativo fisicamente, mesmo sem iniciar um programa de exercício formal. Basta passar mais tempo fazendo as coisas que gosta também se movendo. Faça mais jardinagem, dance.
  • Tenha meta diária, manter-se ativo por no mínimo 30 minutos por dia, todos os dias.


O aumento da atividade física, incluindo exercícios de força, são os fatores mais importantes para manter a composição corporal saudável - mais massa muscular magra e menos gordura corporal.

Reduzir calorias. Preste atenção aos alimentos que você está comendo e reduza ligeiramente a quantidade de calorias que você consome diariamente. Ao escolher uma dieta variada composta principalmente de frutas e legumes, você pode seguramente diminuir as calorias e perder peso.

Uma vez que o metabolismo diminui à medida que envelhecemos, precisamos menos calorias por dia para mantermos o seu peso. Portanto coma apenas quando estiver com fome e o suficiente para saciá-la.

Veja mais assuntos relacionados:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP