Receba atualizações por Email

Jogo Wii - Cuidados com dor muscular e lesões



Problemas mais comuns aos jogadores de Wiimote

Jogar Wii pode parecer um game como os demais, mas cuidado, como simula movimentos de jogos como tênis, box, basebol... onde fazemos os movimentos, um sedentário ao jogar 15 minutos seguidos, no dia seguinte pode amanhacer com dor.

Box

Ao jogar box, ficamos de pé, sendo os movimentos de rotação da coluna, rotação interna do ombro em conjunto com flexão do braço e extensão do cotovelo os mais frequêntes. O problema não está nos movimentos e sim em como executamos.

Na empolgação do jogo, acabamos por fazer movimentos explosivos em forma de soco no ar. Essa extensão explosiva do cotovelo ao dar o soco no ar... provoca uma frenagem por ação do tendão do bíceps, pronador e ligamentos do cotovelo.


Como os braços ficam erguidos ( flexão ) o tempo todo, os músculos trapézio I e II, supraespinhoso, deltóide anterior e medial permanecem em contração constante ( isometria ). O que, para um sedentário, é sobrecarga violenta.

Explicando detalhadamente, os músculos em isometria, não relaxam, entumecem de sangue ( aumentando seu volume ) causando certa compressão em estruturas próximas, como ligamentos e bursas... Essa compressão, gera atrito entre os tecidos com consequênte inflamação.
Vide imagens dos músculos e estruturas mais afetadas.

Se você não der importância a "dorsinha" e continuar jogando, poderá sem dúvida, desenvolver tendinite, bursite e etc.


O Wii deve ser considerado como uma atividade física semelhante as normais.

Portanto, comece com 10 minutos por dia. Vá aumentando 5 minutos por semana ( se for jogar todos os dias )... Até a musculatura envolvida ter condicionamento adequado aos movimentos. Realize aquecimento e alogamentos prévios e posterior a atividade.

Observando esses cuidados, o Wii poderá contribuir como coadjuvante para uma vida mais ativa. No entanto, não substituí atividades esportivas.

Mais sobre Wii

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP