Receba atualizações por Email

O que é Cãimbra ( Cãibra ) Muscular?

Ao praticarmos atividade física intensa, colocamos os músculos em trabalho forte e progressivamente extenuante. Como conseqüência, muitas vezes surgem problemas musculares tais como estiramento, rupturas de ligamentos, dores musculares pós-exercícios, tendinites e cãimbras musculares.

Vamos descrever aspectos relacionados ao problema, como a estrutura de um músculo esquelético e seu comportamento durante uma cãimbra, fatores causadores, sintomas que podem identificar uma cãimbra muscular, como prevení-la e como realizar tratamento adequado seja você atleta ou não.


O que são cãibras musculares?


Cãibras musculares nada mais são do que contrações musculares intensas de um só músculo isolado ou de um grupo, e que ocorrem involuntariamente.

Normalmente acontecem após exercícios físicos extenuantes e sua duração em geral é de alguns segundos; na grande maioria das vezes elas desaparecem subitamente podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular onde atuam, sendo que os músculos mais freqüentemente afetados são o gastrocnêmio ( panturrilha ), os isquiotibiais e os abdominais.
Segundo alguns autores, as cãibras musculares, em alguns casos, podem causar outros tipos de lesões tais como distensões, estiramento e rupturas de ligamentos e músculos. Turíbio (1999) nos fala da gravidade que uma cãibra pode representar no treinamento ou competição de um atleta, já que quando aparece é responsável pelo afastamento imediato deste da atividade em que está participando. Por ser fator que incapacita momentaneamente o atleta, técnicos e jogadores temem muito sua incidência; com certeza o leitor que está analisando o presente texto já deve ter observado que em muitas competições esportivas, principalmente no futebol, atletas desabam repentinamente no campo de jogo e logo depois vem a informação de que o mesmo está sentindo cãibras.

Na verdade as cãibras não atingem somente atletas; Turíbio (1999) nos oferece um dado curioso e preocupante, onde relata que em muitos casos de "quase afogamentos" observou-se que a causa do problema havia sido uma cãibra muscular. Portanto, dependendo da ocasião a cãibra tanto pode representar apenas uma dor momentânea como também pode gerar graves situações de risco para qualquer indivíduo, e não somente para atletas como muitos pensam.

Segue:


Veja mais



0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP