Receba atualizações por Email

Algumas causas das cãimbras musculares

1 - A teoria metabólica:

Segundo Turíbio (1999) a teoria metabólica sustenta-se na explicação de que as cãibras ocorrem quando o músculo se torna "intoxicado" por metabólitos provenientes da atividade contrátil.

Uma das substâncias tóxicas ao músculo é a amônia; produzida durante a oxidação das proteínas, normalmente ela é conduzida ao fígado sob a forma de glutamina ou alanina e neste órgão é biotransformada em uréia a qual é levada pela corrente sangüínea até os rins, onde é filtrada e excretada.


Entretanto, durante a atividade física o fígado tem sua atividade reduzida e, consequentemente, a transformação de amônia em uréia é muito menos intensa do que em condições de repouso. Com isso percebe-se um maior acúmulo de amônia próximo às fibras musculares e, devido a sua toxidade, pode levar ao estabelecimento das cãibras musculares.

Uma outra substância tóxica ao músculo é o ácido láctico. Fox (2000) nos fala que é uma substância resultante da desintegração incompleta dos carboidratos, processo este conhecido como glicólise anaeróbia o qual objetiva liberar energia que, por meio de reações acopladas, é utilizada para ressíntese do ATP.

Este processo é realizado no sarcoplasma das fibras musculares, ou seja, o ácido láctico vai sendo produzido no interior das células. Após produzido, este ácido libera íons hidrogênio no meio intracelular e estes íons irão aumentar consideravelmente a acidez neste meio, podendo afetar profundamente o funcionamento das fibras musculares e causar, entre outros distúrbios, as cãibras musculares.

São exemplos de como as cãibras musculares são originadas a partir de metabólitos tóxicos produzidos no organismo.

De acordo com a teoria metabólica as cãibras musculares surgiriam exclusivamente a partir destas substâncias, ou seja, é uma teoria muito limitada em relação a fatores externos que influem no exercício, tais como a temperatura ambiental e o fato de ter sido realizado alongamento ou não.

Mais sobre:

O que é Cãimbra ( Cãibra ) Muscular?


Veja mais

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP