Receba atualizações por Email

Causas Cãimbras - Desidratação

2 - A teoria da desidratação:

Esta sustenta-se na afirmação de que o suor liberado durante o exercício, representa uma perda de água tão considerável que pode provocar desequilíbrio nos fluidos corporais e assim interferir no mecanismo contrátil dos muscular, provocando sua contração súbita.

Só para se ter uma idéia, uma pessoa com 60 kg que se exercita por cerca de uma hora perde, aproximadamente, 1500 ml de líquido pelo suor resultante da transpiração, ou seja, cerca de 2,5% da massa corporal.

Se esse valor chegar a 5%, o que pode ser atingido em 2 horas de atividade física sem hidratação, os riscos para a saúde e particularmente de cãibras musculares são enormes. Barbanti (1990) refere que a deficiência extrema de água no organismo pode provocar efeitos tais como: deixar o sangue concentrado, o volume sangüíneo reduzido e a temperatura corporal aumentada em níveis bastante perigosos.

A desidratação é uma das causas mais comuns da ocorrência de cãibras musculares em pessoas que sequer realizam alguma atividade física, já que para perder água do corpo o mecanismo da sudorese por excesso de atividade física não é único.

Um exemplo de pessoas sedentárias que sofrem cãibras por desidratação sem realizar nenhum tipo de atividade física seriam aquelas que normalmente ingerem grandes doses de bebidas alcóolicas em sua vida cotidiana. Isto explica-se pelo fato de que o álcool inibe a liberação do ADH (hormônio anti-diurético) fazendo assim com que a água não seja reabsorvida durante as etapas da função renal e com isso seja excretada do corpo em grandes quantidades, gerando a desidratação e por conseqüência todos os efeitos que a mesma pode proporcionar, já descritos anteriormente.

Visto isso, acreditamos que a teoria da desidratação tem sim uma importância significativa no que se refere a explicar as causas que levam ao estabelecimento das cãibras musculares. Porém, os estudiosos que defendem esta teoria se limitam muito ao afirmar que apenas a perda de água é que ocasiona as contrações involuntárias, pois eles se esquecem que com o suor várias outras substâncias são liberadas além da água.

Mais sobre:

Veja mais

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP