Receba atualizações por Email

Como o uso do Salto Alto trás problemas posturais?


Frequentemente, mulheres sentem dores causadas por calçados.

Pesquisas recentes sugerem que 1/3 das mulheres sofrem de alterações ortopédicas permanentes oriundas do uso prolongado de saltos, indo de joanetes a danos irreversíveis causados aos tendões dos pés.

De acordo com estudo feito pela ortopedista Cibele Réssio, da Unifesp, dentre as usuárias de salto-alto: * 20% sentem dor a partir do momento que calça os sapatos * 40% sentem dor apenas duas horas após o início uso * 30% sentem dor apenas quatro horas após o início do uso * 10% não sentem dor mesmo após quatro horas de uso


Muitos destes problemas --- que podem inclusive ocorrer simultaneamente --- são causados pelo aumento da pressão que os saltos altos impõem à parte frontal dos pés femininos. Quanto maior a altura do salto, maior a pressão. Com isso, tanto os joelhos como as costas são afetados.(Foto: popgirl.blogtv.uol.com.br)


Problemas de Postura


Os saltos altos fazem com que as mulheres levantem os calcanhares o que desloca o centro de gravidade do corpo para frente, devido a projeção do qudril à frente. Para compensar este deslocamento, projetamos o tórax para trás, alterando a curvatura anatômica ideal da espinha dorsal, pressionando os nervos das costas. (Foto:.salto15.com.br)

Esta altereação, além de causar dor no nervo ciático, proporciona outro problema: o tendão de Aquiles pode ser permanentemente danificado. Normalmente o tendão de Aquiles é flexível. Esta flexibilidade é que nos proporciona dobrar os pés para frente (em ponta) e para trás. Contudo, o uso exagerado que muitas mulheres fazem de sapatos e sandálias de salto alto faz com que o tendão permaneça encurtado, já que os saltos obrigam os pés a se posicionar em ponta. Causando encurtamento do tendão. Quando calçar sapatos baixos, provavelmente sentirá dor na parte posterior dos calcanhares.

Muitas mulheres podem evitar este problema passando a usar saltos com menos de 4 cm de altura. Saltos com altura superiores a 8 cm podem encurtar o tendão de Aquiles.

Por isso os médicos aconselham o uso de saltos altos apenas 2 a 3 vezes na semana.

Joanetes

Outra queixa comum é o desenvolvimento de joanetes: crescimento ósseo na base do dedão ( hálux ) do pé causado por sapatos mal ajustados ou muito apertados na ponta.


Risco na Adolescência

Atualmente, os riscos para as adolescentes são ainda maiores, pois elas estão começando a usar saltos altos cada vez mais cedo, mesmo antes de seus corpos estarem completamente formados. Quando adultas, provavelmente poderão sofrer problemas nos quadris e dores nas costas em razão da pressão exercida na coluna durante a juventude.

Fonte: Adaptado de salto15 e popgirl

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP