Receba atualizações por Email

Pesquisa - Propaganda influencia Obesidade Infantil

Diminuir propagandas de TV reduziria obesidade infantil, diz estudo


De acordo com a pesquisa, publicada no "Journal of Law & Economics", se os anúncios de fast food fossem banidos, o número de crianças de 3 a 11 anos acima do peso seria reduzido em 18%.

Os pesquisadores americanos, se referem ao estudo com o primeiro a relamente conseguir provar que os comerciais televisivos têm tão grande impacto na obesidade infantil.

Trabalho, da Universidade de Illinois, demonstrou que os comerciais de fast food representavam 23% dos anúncios relacionados a comida vistos pelas crianças na TV. O que pode ter relação direta com o crescimento vertiginoso da obesidade na década de 80 até a atualidade.

O estudo se baseia, em parte, em um levantamento governamental que envolveu entrevistas pessoais com milhões de famílias. Os pesquisadores também procuraram informações sobre comerciais de fast food e sua audiência.


Dados do Brasil


No Brasil, um estudo divulgado no ano passado com 816 famílias que têm filhos de 7 a 14 anos relacionou a obesidade das crianças à quantidade de propaganda de alimentos ricos em gordura, açúcar, sal e óleo exibidas na televisão.

Feita na USP de Ribeirão Preto, a pesquisa mostrou que cerca de 27% da propaganda exibida era de alimentos. Desse total, 57% vendiam produtos como refrigerantes, achocolatados, bolachas recheadas e salgadinhos. Das crianças avaliadas, 24% tinham sobrepeso ou obesidade, e a maioria comia muitos alimentos gordurosos ou cheios de açúcar.

Fonte: Folha Online via fitnessbrasil.com.br

Veja mais:

1 comentários:

Obesidade Infantil 6/28/2009  

Excelente artigo.

Cumprimentos

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP