Receba atualizações por Email

Saúde Social - Felicidade Interna Bruta FIB

Você já ouviu falar sobre FIB?

Um novo conceito sobre o que é progresso, baseado na saúde individual, social e econômica de um povo.

Mas o que isso tem haver com atividade física?

Muito. Pessoas equilibradas, tendem a ter relacionamentos mais felizes, são mais saudáveis fisicamente e sua qualidade de vida pessoal e social gera prosperidade.

Em junho de 2007 no FÓRUM MUNDIAL DE ISTAMBUL, contando com a participação algumas das mais conhecidas organizações internacionais,onde se reconheceu a urgente necessidade de noções mais compreensivas e equilibradas sobre o que é progresso.


Novo conceito vira indicador econômico - FIB

Na última década, um número cada vez maior de cientistas tem se esforçado para decifrar os segredos da felicidade. Uma nova disciplina tem sido recentemente desenvolvida, chamada de a “ciência da hedônica”.

A palavra “hedônica” foi cunhada pelo psicólogo Daniel Kahneman, que ganhou o prêmio Nobel de Economia em 2002. Esse termo denota a pesquisa científica quanto as fontes da felicidade humana. De acordo com esses estudos, até um certo nível de riqueza, o sucesso material de fato traz mais felicidade.

Por exemplo, quando uma pessoa progride de um estado de absoluta pobreza e miséria até o atendimento das suas necessidades de sobrevivência, e desse nível de sobrevivência até uma vida confortável, e depois de uma vida confortável até um certo grau de luxo, sua felicidade de fato aumenta. Contudo, após um certo ponto, mais bens materiais não trazem mais satisfação.

O que importa a esta altura são os chamados “fatores não-materiais”, tais como companheirismo, famílias harmoniosas, relacionamentos amorosos, e uma sensação de se viver uma vida significativa. Nós, enquanto seres humanos, temos fome não apenas por alimento para o corpo, mas também para a alma.


ILUSÃO QUE FOCA

• Daniel Kahneman-Universidade de Princeton:

“Quando as pessoas consideram o impacto de qualquer fator isoladamente no seu bem-estar – não apenas renda – elas são propensas a exagerar a importância da mesma. Nos referimos a essa tendência como a “ilusão que foca”…. A despeito da frágil relação entre renda e satisfação geral com a vida ou a felicidade experienciada, muitas pessoas são altamente motivadas a aumentar sua renda.”


O psicólogo Daniel Kahneman, da Universidade de Princeton, ganhador de um Prêmio Nobel de Economia denominou isso de “Ilusão que Foca”. Kahneman argumenta que tendemos a ignorar todos os demais fatores que estão presentes na nossa vida (sejam eles “bons” ou “maus”) quando consideramos os efeitos como fatores isolados, tais como um aumento na renda. Por exemplo, um aumento na renda pode implicar em ter que se trabalhar por mais longas horas, lidar com conflitos de família x trabalho, redução na vida social etc. Ao se focar nos benefícios de “mais renda” podemos ignorar esses efeitos em outros fatores até que estes passem a afetar negativamente nossas vidas.

Acredito, diz Susan Andrews, que o FIB é vitalmente importante para este país atualmente, porque o Brasil está se tornando uma potência mundial. Qual caminho que o nosso país deveria seguir? Seria o curso traçado pelos EUA, onde o PIB aumentou três vezes desde os anos 1950, mas onde a felicidade das pessoas de fato declinou? Onde uma em quatro pessoas é infeliz ou deprimida?

Onde durante esse mesmo período quando o PIB triplicou, o número de divórcios duplicou, o de suicídios entre adolescentes triplicou, o de crimes violentos quadruplicou, e a população carcerária quintuplicou? Os americanos aumentaram sua riqueza dramaticamente, mas no processo perderam algo muito mais precioso – seu sentido de comunidade.


E é exatamente isso que todas as pesquisas psicológicas constatam ser a verdadeira e duradora fonte de felicidade: laços harmoniosos e amorosos entre as pessoas.

Será que o Brasil quer ser uma superpotência como os EUA? Ou será que o Brasil deveria optar por um caminho de desenvolvimento holístico e integrado como esse que o FIB representa, e mostrar um novo modelo para o mundo? A hora para decidir isso é agora.

Veja o site do FIB
Leia sobre sua origens e adoção pelo rei do Butão


Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP