Receba atualizações por Email

Esporte - O que é Le Parkour?

Parkour é uma palavra francêsa modificada a partir da palavra "Parcour" que significa "Percurso".

Foi batizado assim na década de 80 por David Belle, que idealizou essa diciplina inspirado na vida e ensinamentos de seu pai, Raymond Belle.

Raymond foi um grande bombeiro e um soldado, combatente no Vietnam e era reconhecido e condecorado por seus muitos atos de bravura em prol das vidas alheias. Isso influênciou muito o seu filho a criar o Parkour com a ideologia altruísta que possui.

Le Parkour, é uma prática onde os praticantes ( traceurs, ou traceuse, no feminino) usam de maneira eficiente as alavancas mecânicas musculares, para passar obstáculos de forma rápida e fluente.

É considerada disciplina de treinamento e comportamento em que se aprende e exercita a capacidade de transpor obstáculos de qualquer espécie, desenvolvendo e maximizando toda a capacidade física do corpo humano em se locomover de forma ágil em qualquer tipo de terreno, indo de um ponto a outro da forma mais rápida e eficiente possível, preservando a integridade física.



Visa o autoconhecimento e a autosuperação de limites com segurança prepararando o corpo e a mente para situações extremas e de risco, resgate, fuga e salvamento, com o intuito de ajudar os outros ou a si próprio em determinadas situações.

Como funciona?


Você assitiu o filme "O Tigre e o Dragão"? Encontramos alguns movimentos no Parkour.

Riscos de Lesões

Como os movimentos são de alta complexidade, torsões, rotações, sustentação, tranformação da velocidade horizontal em vertical, frenagem em isometria...e etc Além da necessidade de contato direto com solos e obstáculos de textura e densidade variadas, se torna uma disciplina que requer concentração e dedicação, pois é possível sofrer lesões agudas caso execute uma técnica errôneamente.


Movimentos

Lembram as técnicas da ginástica olímpica mescladas a capoeira com acréscimo de artes marciais. Ou seja, movimentos complexos, de alto controle motor e força física. No vídeo abaixo, segue uma descrição dos movimentos.


Run - Corrida

O Run é a "alma do parkour". O Run são dois pontos, A e B, você corre do ponto A ao B, atravessando todos os obstáculos que encontrar pela frente. Numa Run você aprende a ter maior visão de onde suas técnicas podem ser aplicadas. Run é importante no Parkour, porque lhe dá a habilidade de imaginar os movimentos na prática, você treina técnicas e usa elas na Run, assim você pode passar obstáculos facilmente, rapidamente e naturalmente.



Então, motivado a praticar? Eu adoraria testar, em ginásio com tatame.

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP