Receba atualizações por Email

Como o Sono estimula a Criatividade

Questão difícil de resolver? Faltou criatividade? Melhor relaxar e tirar uma sonéca.

Um novo estudo, feito por Sara Mednick e colegas, da Universidade da Califórnia em San Diego, EUA, o sono estimula a criatividade e a solução de problemas.

A pesquisa pode ter importante implicações para entender como o sono, especificamente o sono REM, atua na formação de redes associativas no cérebro.

Sono REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”), também conhecido como sono paradoxal, é a fase caracterizada pela presença de sonhos e maior atividade neuronal do que a fase não-REM.

O estudo mostra que a fase REM estimula diretamente o processamento diferentemente de outras fases do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado.

O trabalho será publicado esta semana no site www.pnas.org. e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Verificamos que, para questões ligadas ao que a pessoa está trabalhando no momento, a passagem do tempo é suficiente para encontrar as soluções. Entretanto, para novos problemas, apenas o sono REM é capaz de aumentar a criatividade”, disse Sara.

Aparentemente o sono REM ajuda a chegar a soluções por meio do estímulo de redes associativas, permitindo que o cérebro estabeleça ligações novas e úteis entre idéias não relacionadas.

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP