Receba atualizações por Email

A IMPORTANCIA DO ABDOMINAL - 1

O abdômen é a parte do tronco entre o tórax e a pelve (quadril).

É a maior cavidade do corpo humano. Faz a sustentação da parede abdominal que contém a maioria dos órgãos, como o estômago, intestino delgado, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, útero, ovários; além da artéria aorta abdominal e da veia cava inferior.

O abdômen tem suas estruturas compostas por paredes musculares. Apenas a parte posterior é formada por vértebras, de T12 até a última sacral, reside aqui uma forte justificativa da sua importância.

São os músculos abdominais ( reto abdominal, os oblíquos interno e externo do abdômen e o transverso do abdômen ) os responsáveis pela sustentação das vísceras, de forma que estas se mantenham o mais próximo da coluna ( nosso centro gravitacional).

Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente ( vide imagem abaixo ) modificando o centro de gravidade corporal. Com conseqüente sobrecarga na coluna torácica e lombar.


O Sobrepeso tem conseqüências tanto fisiológicas como afeta diretamente as estruturas de sustentação do corpo, responsáveis por vencer a gravidade.

Resultando em:

  • desvios de coluna
  • sobrecarga na musculatura paravertebral ( costas ) favorecendo o aparecimento de desconforto contínuo
  • encurtamento nos múculos antigravitacionais por sobrecarga

Por isso, mantenha sempre o hábito de manter o abdômen reforçado.

Veja Mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP