Receba atualizações por Email

O que emagrece? - Dieta, Spa e Assemelhados

O que funciona para emagrecer?

Tentando esclarecer essa questão, após várias perguntas, reafirmo, dieta, Spa, Gel Redutor, Massagens e assemelhados NÃO FAZEM ALGUÉM EMAGRECER!


Dieta não emagrece, como assim?


O que é preciso entender é como o corpo humano consome e reserva energia em forma de gordura.

Desenvolvemos esse tema anteriormente no artigo "Consumo Energético e Emagrecimento".
Onde explicamos como nosso organismo realiza o BALANÇO ENERGÉTICO.

Tentando objetivar, quem consome energia no nosso corpo são nossas células. E dos vários tipos de células, a maior consumidora é a célula muscular. Por isso, atualmente, TODOS os médicos, nutricionistas, fisiatras, fisiologistas são unânimes em estimular a atividade física regular.

O que eles sabem é que a DIETA apenas desacelera o acúmulo de gordura excedente e lhe educa a se alimentar de forma mais adequada.

Falando de forma simples, se compararmo-nos a um carro, é como parar no posto de combustível e não encher o tanque até transbordar. Ou seja, o combustível que está caindo fora, não será usado para rodar. Da mesma forma são nossos depósitos de gordura. É energia excedente que o corpo humano não consegue utilizar devido a falta de desenvolvimento metabólico muscular.

Portanto, a primeira saída para você não continuar aumentando de peso é diminuir a ingesta calórica = consumir energia suficiente para suas atividades regulares, reservando menos. Isso é papel da dieta!

Agora o papel da atividade física regular é acelerar o metabolismo = emagrecer.

De que forma?

Aumentando o volume das células consumidoras de energia e quem sabe aumentando também o número de células, fazendo assim seu corpo gastar mais.É como se aumentássemos a potência de um carro passando de 1.0, para 1.4, 1.6... e assim por diante.


Carros de maior potência consomem mais combustível. Da mesma forma acontece com nosso corpo.

Portanto, massagem, sauna, gel redutor e etc, tem ínfima influência no processo de emagrecimento. Podem esteticamente causar alterações não duradouras. Alterações que favorecem mudanças metabólicas e fisiológicas consistentes de longo prazo, é mérito do esforço físico de cada um de nós.

Infelizmente ou felizmente pessoal, é preciso suar a camiseta! Não tem jeito. Pesquisas recentes, em todas as áreas, estão creditando ao exercício físico seu devido valor!

Mais Sobre:
Veja Taxa Metabólica Basal para seu peso
Consumo Energético e Emagrecimento
Didficuldade de Emagrecer com passar da Idade - TMB
Tipos de Barriga
Aparelho Abdominal Funciona?
Consumo energético e Emagrecimento

Saiba Mais:

1 comentários:

Cristina Cavasotto 11/25/2009  

Aviso:
Bom quando pessoas gostam do conteúdo é o motivo pelo qual escrevo. Peço a gentileza de usar o espaço com foco em atividade física e saúde. Promoções diversas, como está, fora do contexto do blog, serão excluídas.
Pega mal para quem posta e para quem visita o blog. Deixo aqui como exemplo.

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP