Receba atualizações por Email

A importância de exercitar os músculos da pelve

Assoalho pélvico:

Na cavidade pélvica estão órgãos como útero, ovários e bexiga. Ela se estende da sínfise púbica (osso logo acima do clitóris) até o cóccix (pequeno osso logo acima do ânus, final da coluna vertebral).

A cavidade pélvica é aberta na parte superior, onde se comunica com a cavidade abdominal, e na parte inferior forma uma abertura de cerca de 10 centímetros na mulher adulta que permite o parto.

A abertura inferior é finalizada por uma espécie de "cama elástica" chamada assoalho pélvico, contendo três canais: uretra, vagina e reto. O assoalho é formado por fáscias, ligamentos (que funcionam como elásticos biológicos) e músculos. Os 13 músculos que formam o assoalho pélvico são conhecidos como musculatura do assoalho pélvico (MAP).

Quando esses músculos estão enfraquecidos veja o que pode ocasionar:


  • Incontinência urinária (Dificuldade para segurar a urina (bexiga caída ou frouxa), quando ri ou tosse).
  • Dificuldades de controlar os gases ou as fezes.
  • Anorgasmia (Sente que sua vagina está pouco firme para as relações sexuais - às vezes nem ela nem o companheiro sentem prazer)
  • Dor pélvica crônica


Esses são alguns problemas comuns na vida das mulheres, principalmente pós sucessões de partos ou com a chegada da menopausa.
Contudo, apesar de comuns, esses sintomas, são caracterizados genericamente como disfunções no assoalho pélvico.

A correção, em praticamente todos os casos, é cirúrgica. Felizmente, é possível evitar o enfraquecimento e, com isso, prevenir transtornos. Como qualquer outro músculo, a MAP pode (e deve!) ser exercitada, mantida forte, sadia e ativa durante toda a vida da mulher.

Um dos métodos de atividade física que enfatiza essa musculatura é o Pilates. Onde são trabalhados vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica).

A região pélvica pode ser trabalhada em qualquer exercício localizado, como a musculação, ginástica, hidroginástica... que você contraia a parede abdominal e esta seja a "sustentação" para executar movimentos com as pernas de forma a trabalhar os adutores e abdutores, por exemplo.

Outro ponto a ser considerado é o Estilo de Vida

Se sua rotina de trabalho lhe permite manter ativa a região corporal da cintura para baixo, ponto positivo! Agora, se você passa a maior parte do tempo sentada, comece a pensar em usar mais as escadas ou dedique parte do seu tempo para exercitar essa região. Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP