Receba atualizações por Email

Coração - Como o Esporte beneficia a FC?

A adaptação do coração quando realiza-se treinamento aeróbico regular é um aumento das fibras do músculo cardíaco que leva a um aumento de cavidades cardíacas (cardiomegalia).

Por quê é importante que eu saiba disso?


As consequências deste aumento é que a cada "batida" é bombeado um volume de sangue maior e, portanto, a quantidade de oxigênio no sangue transportada também aumenta.

Outra grande mudança é a redução da freqüência cardíaca em repouso e no esforço submáximo (entre 70-75% do máximo).

Isto significa que um indivíduo em repouso destreinado, tem a frequência cardíaca em torno de 70bpm, e quantidade de sangue bombeado por minuto em média 70 cc. Se multiplicarmos dois números obtemos um total de 4.900 cc. de sangue por minuto (este valor é conhecido como o débito cardíaco, o sangue bombeado pelo coração em um minuto).

Já uma pessoa treinada em repouso, o coração pode bater cerca de 40 bpm (bpm= Batimentos Por Minuto) pois o coração ( paredes e cavidades) são maiores. O volume bombeado é maior e isso significaria uma média de 120 cc. de sangue em cada batimento. Se multiplicamos os dois valores obtemos 4.800 cc. Podemos observar como é bombeado a mesma quantidade de sangue pelos dois indivíduos.


Outra diferença é o que ocorre em níveis de exercício submáximo:


A pessoa não treinada está começando a cansar e o treinado, para fazer o mesmo esforço e bombear a mesma quantidade de sangue que o destreinado necessita, precisa de menos batimentos. Por isso, realiza o mesmo trabalho com menos esforço.

Já no esforço máximo, quando as duas pessoas têm seus corações batendo ao máximo, logicamente podemos calcular como o indivíduo treinado bombea mais sangue que o destreinado. Podendo o treinado, alcançar um incremento de 70-80% mais sangue bobeado do que o um outro.

Com relação à freqüência cardíaca:


- Redução da FC em repouso e exercício submáximo.

Essas mudanças na freqüência cardíaca em repouso e em esforço submáximo é a adaptação mais importante que o coração realiza em resposta ao treinamento físico.

Portanto, a FC é um dos indicadores mais importantes da evolução do seu programa de exercícios --- Monitore-a!

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP