Receba atualizações por Email

Para emagrecer: Hidro ou Natação?

Qual atividade é mais eficiente para emagrecer: hidroginástica ou natação?





Ambas promovem aumento da flexibilidade, do tônus muscular ( por trabalhar grupos musculares agonistas e antagonistas em virtude da manutenção do equilíbrio corporal no meio líquido), como também desenvolvem o condicionamento cardiovascular.

No entanto, existem peculiaridades na Hidro que fazem dela a opção mais indicada em casos de emagrecimento. São elas:
  • a água inibe a sensação de fadiga e o desconforto da transpiração que ocorrem em atividades fora da piscina.
  • o uso de acessórios tipo prancha, bóia, caneleira, halteres, nadadeira e bola, aumentam o gasto calórico durante as aulas e trabalham todos os segmentos musculares de forma harmoniosa.
  • é atividade aeróbia de baixo impacto e considerável gasto calórico sendo bem orientada. Fatores que contribuem são: a velocidade, amplitude e força nos movimentos. Quanto mais rápido e mais amplo forem os movimentos, maior será o gasto calórico.
  • é mais tranqüilo de acompanhar e manter a FC ( freqüência cardíaca ) na Zona Alvo durante a aula e intensificar os movimentos se necessário.
  • a passagem da água pelos membros, durante a atividade, causa efeito similar a hidromassagem, o que favorece o retorno venoso e drenagem linfática. Sendo de uma ajuda imensa no combate a celulite meninas.
Na natação, por sua vez, 70% do esforço no estilo crawl é feito pelos membros superiores. Os membros inferiores atuam apenas na manutenção da estabilidade corporal. No nado de peito temos a proporção de 55% para braços e 45% do esforço sendo feito pelas pernas. Portanto, na natação, geralmente a sobrecarga de esforço recai sobre os braços. Obviamente que fazendo uso de pé-de-pato é possível aumentar a exigência das pernas, mas não equivale ao esforço feito pelos braços.

Também na natação há um paradoxo: quanto melhor for sua técnica de nado, menor é o gasto energético.

Por esses motivos e pela experiência em acompanhar os resultados de alunos, indico a hidroginástica à quem precisa queimar calorias.


Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP