Receba atualizações por Email

Risco - Atenção, lesões em Jogadores de Wii

Jogar Wii em excesso aumenta risco de lesão

Em tempos de férias, jogar Wii (o videogame com jogos que simulam esportes) é um bom começo para quem quer sair do sedentarismo e começar a praticar uma atividade física, mas também pode apresentar efeitos colaterais. O uso excessivo e incorreto pode provocar lesões nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos, de acordo com médicos.

De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, apesar de o jogo ainda ser relativamente novo no Brasil, o risco de lesões leves e moderadas existe porque os jogadores não costumam fazer alongamentos antes e depois do jogo.

Embora não existam estudos científicos comprovando a relação entre o jogo e as lesões, médicos ingleses disseram no final do ano passado que temem uma "epidemia de Wii", pois cerca de dez jovens por semana procuram os hospitais relatando problemas ortopédicos após o excesso do jogo.

Pesquisadores do Leeds Teaching Hospital até definiram um diagnóstico: "Wii knee" (joelho de Wii, em tradução livre).

Assista ao vídeo e perceba como os movimentos realizados simulam a realidade do jogo. As pessoas deveriam encarar o Wii como se fossem realizar atividade física com aquecimento, alongamento antes e pós exercício.




"É bem provável que isso esteja acontecendo no Brasil também, principalmente neste período de férias", alerta o ortopedista Eduardo Carrera, do hospital Albert Einstein e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Segundo Carrera, as lesões mais comuns aparecem nas articulações dos joelhos (por causa da flexão constante), de ombros, cotovelos e punhos (por causa dos socos, raquetadas ou golpes virtuais), depois da atividade exagerada.
"O principal sintoma da lesão é a dor por causa da sobrecarga de exercícios. É essa sobrecarga que vai provocar a inflamação. Nem sempre o jogador percebe o problema durante a prática da atividade porque o calor do corpo provoca uma analgesia. A dor só vai aparecer quando a musculatura estiver relaxada", explica Carrera.


O pediatra Clóvis Artur Almeida da Silva, responsável pelo departamento de reumatologia pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que a dor surge porque as pessoas não se preocupam com a postura e os movimentos quando estão jogando. "Eles querem jogar. Não importa se a postura está inadequada", disse Silva.


Fonte: Folha de S.Paulo

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP