Receba atualizações por Email

Tipos e sintomas do Overtraining

Existem 2 tipos de Overtraining:

1 - Comportamental

De maior incidência, é muito difícil de diagnosticar e ainda mais difícil de curar.

Uma vez identificados os fatores sociais, emocionais, ou psicológicos responsáveis pelos problemas de atitude, nada mais do mudanças de estilo de vida são necessários para corrigí-los. Alguns fatores podem contribuir, ex: Microtraumas cumulativos; lesões ou doença; dieta pobre; problemas comportamentais induzidos por drogas; problemas acadêmicos; financeiros; sexuais; conflitos com pessoas na academia; falta de tempo; ambiente de treino muito frio ou quente; sono insuficiente; ausência de treinador particular e encorajamento; medo do fracasso; medo do sucesso; trabalho extenuante interferindo no treinamento; ausência de metas objetivas e plausíveis de treinamento, etc.

A fadiga mental é o termo frequente utilizado para descrever o overtraining comportamental, e os sintomas são letargia, ausência de iniciativa, falta aos treinos, predisposição súbita à lesões, perda de concentração e outras aberrações comportamentais similares.

A grande luta do instrutor e do aluno é tentar fazer com que mantenha-se sempre os objetivos sempre em primeiro plano e eliminar os fatores inibitórios da sua vida para colher frutos de sucesso, sempre que possível.
2 - Orgânico

Dividi-se em overtraing de Addison e o de Basedow. O de Adison é mais observado entre atletas mais velhos, atletas de altíssimo nível, e alunos os quais submetem seus organismos a altos níveis de estresse. Os sintomas mais comuns no tipo Addison são:

Sensação de fadiga além do normal; anorexia (perda do apetite); nenhum aumento de necessidade de sono; perda de peso corporal indesejada; frequência cardíaca de repouso incomumente baixa; hipotensão (pressão arterial mais baixa que o normal); Nenhuma alteração na temperatura comporal além da normal; Elevação da pressão arterial diastólica logo após um estresse (acima de 100 mmHg);


Como nenhuma alteração física do tipo Addison acontece bruscamente é difícil de diagnosticar. Apenas com o treinamento diário e performance completa e monitoramento das funções orgânicas é possível perceber.

O tipo Basedow, por outro lado, é mais comum e de mais fácil diagnóstico. Este ocorre na maioria das vezes em alunos novatos e atletas jovens, inexperientes, envolvidos em esportes explosivos e de força ou em atletas menos avançados e facilmente excitáveis.

Os sintomas são:

Cansaço precoce; aumento excessivo das necessidades de sono; apetite reduzido, frequência cardíaca de repouso elevada; perda de peso súbita; dores de cabeça mais frequentes que o normal; temperatura corporal mais alta que o normal; hipertensão, tempo de reação reduzido; sensível redução na capacidade individual de executar movimentos que exijam maior habilidade ou coordenação. Eles são mais fáceis de diagnosticar pela transparência do número de sintomas.

Veja mais:


0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP