Receba atualizações por Email

Causas de Lesoões por Esforço Repetitivo (LER/DORT)

LER é uma inflamação que pode acometer tendões, sinovias, músculos, nervos, ligamentos, com ou sem degenerações dos tecidos, atingindo principalmente os membros superiores por:

  • uso repetido de grupos musculares --- por curto espaço de tempo
  • uso forçado de grupos musculares
  • manutenção de postura inadequada (posturas anti-ergônomicas).

Sua origem fisiopatológica está no desequilíbrio das forças articulares entre músculos agonistas e antagonistas, envolvidos no movimento e/ou de sustentação.

Digitadores são casos clássicos de trabalhadores que desenvolvem LER, os estágios evolutivos da Lesão por Esforço Repetitivo passam pela sensação de desconforto no membro afetado, dor aguda durante a excecução do trabalho, dores progressivas podendo causar o aparecimento de edema, hipertrofia muscular; distúrbios de sensibilidade; neuropatias por fenômenos fibro-estenosantes e nos casos mais graves, invalidez.

Atualmente está associada ao trabalho informatizado, que representa quase 70% do conjunto das doenças profissinais registradas no Brasil.

A adoção de posturas e ritmos de trabalho adequados como pausas ao longo da jornada de trabalho, para descanso e relaxamento, são fundamentais.


Dicas de prevenção

  • Busque sempre o apoio necessário para não sobrecarregar sua musculatura.

  • Mantenha a postura adequada, sugerida para realização do seu trabalho.

  • Faça intervalos no mínimo a cada 2 horas de trabalho contínuo. Caminhe, se possível, alongue-se no ambiente de trabalho. Não sendo possível, busque um local adequado e execute moviemntos de mobilização articular e alongamentos.

  • Deixe o ambiente no qual você passa a maior parte de seu tempo o mais confortável possível e não se esqueça que conforto e beleza nem sempre se complementam.

  • Respire profundamente e espreguice hora ou outra, se tiver que permanecer muito tempo na sua mesa.

Veja mais

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP