Receba atualizações por Email

Pesquisa - Corpo sarado, cérebro também!

Fazer exercício físico também aumenta o cérebro, diz estudo!

Em estudo realizado na Grã-Bretanha, concluiu que um tipo específico de exercício também pode, em tese, ter um efeito direto no cérebro é o que confirma o departamento de neurociência da Universidade de Cambridge, uma das mais conceituadas do mundo.

Verificou-se que ratos de laboratório, corredores regulares, se tornaram capazes de memorizar fotos de alimentos e de se lembrar delas depois. Ratos sedentários ficam mais confusos e esquecidos.

O Dr. Timothy Bussey, que coordenou o estudo, explica que não são somente os músculos que crescem com exercícios físicos. O cérebro também aumenta de tamanho milimetricamente.

Tudo indica que o cérebro cresce porque os exercícios fazem aumentar o fluxo de sangue por todo o corpo, inclusive no cérebro. Além dos exercícios aumentarem a produção de hormônios e reduzirem a tendência ao estresse, que geralmente inibe a renovação das células cerebrais.

Com ratos, que chegam a correr o equivalente a 20 quilômetros por dia, ocorreu o que os cientistas chamam de neurogênesis, o nascimento de células neurológicas, que se concentram principalmente nos chamados lóbulos temporais, nas laterais do cérebro onde ficam os neurônios da memória e da inteligência.

Uma coisa certamente ficou comprovada, segundo os cientistas: uma hora de exercício, pelo menos, por dia e a partir do terceiro mês, o cérebro começa a responder positivamente.

Fazer exercícios, oxigena o cérebro e por consequência, influi diretamente na sua qualidade funcional.

Fonte: IBC Neuro

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP