Receba atualizações por Email

O Coração do Pilates está na Precisão!

O Método, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, é um sistema de condicionamento físico, que estimula o uso da mente para controlar o corpo.

( Post para o blog centauromulher.com)




Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam desequilíbrios à saúde. Criou seu método baseado em mais de 500 exercícios, utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. As seqüências de exercícios são definidas mediante as necessidades de cada pessoa.


O diferencial está na precisão, não na quantidade!

Diferentemente das demais técnicas corporais que realizam várias repetições, o método Pilates objetiva a realização dos exercícios com movimentos precisos.

Ao se utilizar o próprio peso dos segmentos corporais em planos espaciais diversos, estimula a propriocepção, autoconsciência e o resultado é eficiência em controle motor. O que faz o método ser amplamente recomendado também para grávidas.

Outro aspecto interessante é a importância que Pilates dá a região abdominal e dorsal, o centro vital do corpo humano. Pessoas que conseguem manter os músculos dorsais e abdominais fortalecidos e equilibrados, raramente serão acometidas por lombalgias.

Quando se passa a executar os movimentos em silêncio, de forma lenta e conduzida, atentamente as posturas, se passa a reconhecer e conhecer seu próprio corpo. Desenvolve-se a autopercepção e isso traz ganhos inegáveis na melhora postural das atividades de vida diária.

Pilates foi original na sistematização, porém muitos exercícios foram baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e artes marciais.

Para quem sofre com cervicalgias e lombalgias crônicas, é super indicado!

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP