Receba atualizações por Email

Cortisol - o Grande Vilão?

Entenda como o stress está diretamente relacionado com a Obesidade.

Pessoas estressadas estão mais sujeitas à obesidade e a altos níveis de colesterol.


O que é o Stress?

Stress é a resposta orgânica à agressões de ordem física, psíquica ou infecciosa, que perturbam o equilíbrio do organismo. E isso ocorre, sobretudo, diante de alguma mudança que aparece em nosso caminho.

Atualmente, tem-se observado uma relação direta do nível de cortisol plasmático e a elevação do colesterol sangüíneo.

Em pesquisas recentes, pessoas muito estressadas, com excessivo nível de cobrança, podem desenvolver taxas de cortisol acima de 30 nas primeiras 8 horas da manhã. Nota-se que também podem apresentar níveis de colesterol acima do esperado.

Segundo a dra. Sylvana Braga, médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra, a explicação seria a ação da adrenalina e noradrenalina liberadas pelo cortisol, que interferem na atividade da insulina, criando resistência à insulina a longo prazo. Quando o organismo se torna insulino resistente, dificulta o metabolização dos carboidratos e gorduras.

Assim, é totalmente verdadeira a afirmação de que pessoas estressadas são propícias à obesidade e a altos níveis de colesterol.

A adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e a conscientização de que o corpo padece quando nos excedemos, seja com as preocupações diárias ou na carga de trabalho, são passos importantes para quem almeja saúde e qualidade de vida.

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP