Receba atualizações por Email

Força Muscular - Vida longa as articulações!

A medicina contemporânea em programas de TV é unânime em ressaltar os benefícios da prática esportiva à postura. Os benefícios são inúmeros!

Sabemos que a resistência e força musculares são imprescindíveis para a sustentação corporal. Quando há comprometimento nessas duas variáveis ( redução de força e resistência ), a sobrecarregar articular é inevitável. A probabilidade de desenvolvermos doenças relacionadas a desgastes articulares, que afetam os movimentos, intensifica-se drasticamente.

A musculatura cumpre várias funções no corpo humano e dentre elas, comparando-se a carros, funciona como "AMORTECEDOR BIO DINÂMICO". Da mesma forma que no carro há desgaste de peças ao falhar os amortecedores, nós sofremos desgastes nas estruturas articulares quando deixamos de trabalhar a força, resistência e flexibilidade muscular.

Mas e quando temos desvios na coluna significativos, é indicado jogar tênis, por exemplo?

A prática esportiva em geral, tende a trabalhar boa parte dos músculos do nosso corpo. Esportes assimétricos, forçam um lado mais que o outro. E, se na vida adulta, por adoção de atitudes diárias assimétricas, desenvolvemos desequilíbrios musculares visíveis na postura, talvez seja adequado escolher esportes que estimulem a simetria corporal. Inicie com natação, artes marciais, corrida, ciclismo, pilates, jump, hidroginástica, musculação, canoagem, dentre tantos.

Se o desvio é significativo e você é apaixonada por tênis, poderá continuar no tênis e concomitantemente fazer exercícios compensatórios de forma a realinhar sua coluna, além de corrigir alguns possíveis 'cacoetes' esportivos, inerentes a maioria dos desportistas. A ressalva também vale para boa parte dos atletas de fim de semana.

É super importante que você se conheça e saiba exatamente qual o panorama da sua condição física atual ( faça avaliações prévias). Identificando probleminhas e possíveis causas, poderá usufruir do seu esporte predileto, aprendendo a administrar o corpo com mais segurança.

Esporte com qualidade de vida sempre! ;)

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP