Receba atualizações por Email

Coluna - Alterações: O que é Espondilolistese?


Definição


Espondilolistese é uma condição na qual um osso (vértebra) desliza frontalmente, sob a vértebra subsequente abaixo dela.

Causas

Em crianças, espondilolistese normalmente ocorre entre a quinta vértebra lombar e a primeira vértebra na região sacral. É, muitas vezes, devido a um defeito de nascença na área da coluna vertebral.

Em adultos, a causa mais comum é doença degenerativa (tais como artrite). O deslizamento normalmente ocorre entre a quarta e quinta vértebras lombares.

Outras causas de stress espondilolistese, pode incluir fraturas (comumente vistos na ginastas) e fraturas traumáticas.

Espondilolistese pode variar de leve a grave. Pode produzir aumento da lordose, mas em etapas posteriores podem resultar em cifose.

Os sintomas podem incluir menor dor nas costas e dor nas coxas e nádegas, rigidez, rigidez muscular, maciez e escorregou na área. Danos neurológicos ( sensação de fraqueza nas pernas ou alterações) pode resultar de pressões sobre raízes nervosas e pode causar dor irradiada ao longo das pernas.

Sintomas

* Hiperlordose
* Dor nas costas
* Tensão localizada ao longo da espinha acima da pelve
* Dor nas coxas
* Dor nas nádegas
* Encurtamento de isquiotibiais
* Rigidez nas costas

Os testes e exames

* Raios-X da coluna vertebral (demonstra desalinhamento da vértebra lombar, e possível fratura)
* Ao levantar-se uma perna reta, pode-se sentir desconforto ou dor.

NOTA: Uma pessoa com espondilolistese pode não ter sintomas.

Tratamento

O tratamento varia dependendo da gravidade da espondilolistese. A maioria dos pacientes requerem apenas fortalecimento muscular e alongamentos, combinado com modificação de atividades (evitando a hiperextensão da coluna ao entrar em contato com esportes). Alguns profissionais também usar uma cinta rígida.

Para os casos com dor grave que não respondem à terapêutica, se o deslize é grave, ou existem alterações neurológicas, pode-se fundir cirurgicamente a vértebra. Esta cirurgia tem uma maior incidência de lesão do nervo espinhal do que a maioria das outras cirurgias. Uma cinta pode ser utilizada após a cirurgia.

Complicações possíveis

* Compressão do nervo
* Danos temporários ou permanentes nas raízes nervosas da coluna vertebral, o que pode causar mudanças na sensação, fraqueza ou paralisia das pernas
* Crônica dor nas costas

Ao entrar em contato com um profissional médico
Ligue para o médico do seu filho, se aparecer a curvatura excessiva nas costas, a criança se queixar de dores nas costas ou rigidez, ou dores nas coxas e nádegas.
Prevenção

Pessoas com acentuada lordose devem evitar hiperextensão da coluna ao praticar esportes, ao levantar pesos. Dor nas costas, embora seja comum em crianças e adolescentes, deve ser avaliada, especialmente na presença de acentuada lordose.

Fonte: Adaptado de Andrew L. Chen, M.D., M.S., Orthopedist, The Alpine Clinic, Littleton, NH.

Veja mais:


0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP