Receba atualizações por Email

Pesquisa - Relação entre balanço mandibular e força nos braços.

Tem mordida cruzada ou desequilíbrio mandibular? Pois diferenças de força entre os braços, podem ter sua origem nas diferenças de oclusão.


Estudo publicado no Jornal de Engenharia Biomédica (2012), pesquisadores da Universidade do Vietnã, testaram mecanismos para esse fenômeno. 

Voluntários e voluntárias do estudo mordiam uma espécie de espaçador, enquanto seguravam uma carga de 150 gramas com os braços a 90º em abdução. 

Mediram com eletrodos a atividade mioelétrica dos músculos trapézio superior, masseter, deltoide acromial e braquioradial. Os espaçadores de 2mm e 3mm foram colocados entre os dentes pré-molar e molar somente de um lado depois o procedimento era repetido no lado contrário. Descobriram que quando se mordia o espaçador do lado esquerdo, havia quedas de força contralaterais no braço direito, e vice-versa. 

Quanto maior o tamanho do espaçador, maior era a perda, sendo que a cada 0.5mm equivaleu a 5% menos de força realizada. As perdas de força maiores foram encontradas nos músculos do trapézio e deltoide.

Referência

Truong Quang Danget al. - Analyzing surface EMG signals to determine relationship between jaw imbalance and arm strength loss. BioMedical Engineering OnLine 2012

Pra ler na íntegra: http://www.biomedical-engineering-online.com/content/11/1/55

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP