Receba atualizações por Email

Para que serve a Avaliação Física do Personal Trainer?

A avaliação é o primeiro contato do profissional com seu corpo. É a forma adequada de verificar como o organismo responde ao exercício.


Além de quantificar o famoso percentual de gordura e estabelecer o peso ideal, para nós que vamos prescrever treinamento, é importante avaliarmos a postura, quantificarmos também a flexibilidade, resistência, força e condicionamento cardiovascular prévio ao início do treinamento.

Detectamos várias pessoas com sopro, prolapso da válvula mitral, hipertensão arterial em repouso, que jamais imaginavam ter algum tipo de problema de saúde. Nesses casos, orientamos a consultar com especialistas e posteriormente, com autorização médica, damos início ao programa de exercícios físicos.

Imagine você, se o educador físico lhe prescreve um treino intenso na esteira, sem o conhecimento prévio de como se comporta a freqüência cardíaca e pressão arterial ao esforço e você acaba tendo uma síncope cardíaca?! Por negligência desnecessária de ambas as partes?

Aos aptos com indicadores biológicos dentro da normalidade, determinamos as atividades e exercícios mais adequados sempre objetivando o bem estar orgânico geral. E, claro, tentando escolher modalidades que você goste - combine com seu estilo.

É inadmissível, com a gama de softwares, protocolos direcionados a públicos específicos, não realizar-se testes e acompanhar criteriosamente a evolução física de uma pessoa.

Programa de exercícios com qualidade e segurança, necessita de metodologia e de profissionais capacitados que façam a leitura precisa dos indicadores biológicos, transformando essa leitura em conhecimento aplicado.

As avaliações devem ser periódicas e sucessivas. Nossa fisiologia está em constante mudança, mas recomenda-se que sejam feitas reavaliações a cada 6 meses, como forma de verificar a efetividade do treinamento, para pessoas que objetivam manter a saúde.

Para aquelas com exigência de resultados de curto prazo, indicam-se avaliações desde mensais a trimestrais, conforme os objetivos.

Portanto, não se esquive da avaliação. Se o profissional, não fizer, exija que faça ou vá até uma academia que ofereça esse tipo de serviço.

Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP